sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ensinamento da Palavra – O Primeiro Milagre


Nossa meditação nos fará recordar de um fato bem interessante que ocorreu durante a vida de Jesus, que foi a realização do seu primeiro milagre. Então, antes de começarmos, peça ao Senhor a graça de abrir os seus olhos para ver a grandiosidade dessa passagem e abra sua Bíblia em Jo 2, 1-11.

    Mas dessa vez, não iremos refletir sobre o acontecimento em si, como de costume, mas sobre alguns detalhes que podem passar despercebidos aos nossos olhos. Porém, peço que leia os versículos novamente e tente fixar a idéia que a Palavra quer transmitir.
    Primeiro, é importante perceber o papel de Maria nesse contexto. Caná era uma cidade grande daquela região e ela tinha sido convidada para um casamento, ou seja, uma festa muito importante para aquela época em que nada podia faltar (ao contrário dos “casamentos modernos”...). Jesus também estava lá, juntamente com seus discípulos. 
Maria soube que o vinho ia acabar e com certeza imaginou a tristeza em que os recém-casados ficariam, além de todos os convidados que também estavam lá. Então, ela não vacila e diz a Jesus que o vinho estava acabando, mas Ele responde dizendo que ainda não tinha chegado a sua hora e que não era problema deles a falta do vinho. 
A conversa podia acabar por aí, mas Maria simplesmente chama os que estavam servindo e diz a eles para fazerem tudo o que Jesus dissesse. A intimidade de Mãe e Filho nesse momento é muito interessante, pois Maria não pede que Jesus faça milagre algum, mas Ele já responde dizendo que ainda não era a hora e depois ela ainda pede para que os serventes da festa seguissem os passos que Jesus dissesse. Um fez exatamente o contrário do que o outro dizia com as palavras, sabe por quê??? Porque eles se conheciam pelo olhar e com certeza sabiam a vontade que o outro carregava no coração. E naquele momento, nenhum quis ser maior do que o outro, somente pensaram no bem que estariam fazendo.
    A partir daí, Jesus mais uma vez impressiona com suas atitudes. Primeiro soube renunciar a própria vontade e atender um pedido de sua mãe. Mas nesse momento, aceitando fazer o milagre, Ele podia ter feito com que todos prestassem atenção no que Ele faria e sair como o herói do casamento, mas fez exatamente o contrário e ninguém soube do que Ele tinha feito, a não ser Maria, seus discípulos e os serventes. Lembro nesse momento de uma pregação de Adriano Gonçalves, da comunidade Canção Nova, em que ele traduzia bem o papel desses serventes. Em resumo, ele disse que “o milagre aconteceu devido a fé daqueles que serviam no casamento.” 
Imaginemos só a situação: nenhum deles sabia quem era Jesus, até porque Ele não tinha se tornado conhecido ainda, e mesmo assim fazem aquilo que Jesus pede, enchendo as talhas em que cabiam entre 80 e 120 litros de água. Com certeza deu muito trabalho para encher e carregar seis talhas desse tamanho, até porque naquela época provavelmente não foi com torneira que eles encheram tudo, e sim pegando água de algum poço. Mas eles acreditaram que Jesus faria algo que nem eles mesmos imaginavam o que seria, porém fizeram todo o esforço possível para que o milagre acontecesse.
    Disso tudo, duas lições importantíssimas ficam gravadas no nosso coração (com certeza o Senhor deixou mais lições para você com essa passagem): Maria, nossa eterna Mãe, intercede sempre por nós junto a seu Filho, pois sempre pede a Ele o que precisamos para nos ajudar a ser feliz; e os milagres acontecem na nossa vida na medida em que nos esforçamos para isso, sendo que esses mesmos milagres não devem ser vistos só como as coisas grandiosas que acontecem na nossa vida, mas sim como cada simples fato que acontece, como o dom da nossa vida, o ar que respiramos, cada passo que damos em nossa caminhada...Esses são os milagres que a cada dia o Senhor nos dá de presente, assim como o vinho foi dado nas Bodas de Caná.


    Que a Palavra do Senhor seja o vinho que nunca falte na nossa vida!!!  

Por Emílio

Nenhum comentário:

Postar um comentário