segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ensinamento da Palavra – A Alegria de Ser Mãe


  
 Talvez pelo título da nossa reflexão, fique fácil de descobrir sobre qual tema comentaremos hoje. É justamente sobre ela que falaremos que não é somente “uma” mãe, mas é “a” Mãe de todos os cristãos. Aquela que com seu exemplo de máxima humildade, renuncia a sua própria vida para realizar o plano de Deus.
   
Para que haja uma maior compreensão daquilo que o Senhor tem a dizer, faça um breve momento de oração e pegue sua Bíblia em Lc 1, 39-56. É uma das passagens mais lidas e conhecidas da Palavra, mas mesmo assim é interessante que façamos a leitura novamente, pois a cada nova leitura, o Senhor tem algo diferente a nos ensinar.
    Inicialmente, poucos dias antes dessa passagem, Maria tinha recebido a notícia do Anjo Gabriel, que disse que ela daria a luz ao Filho de Deus e Salvador do mundo. Durante a Anunciação, o Anjo também disse a ela que Isabel (prima de Maria que era estéril) estava grávida. Então Maria não demorou em partir ao encontro de sua prima para saudá-la diante daquela notícia. 
Logo ao chegar, apenas com a saudação de sua prima, a criança (João Batista) estremeceu no ventre de Isabel e ela ficou cheia do Espírito Santo, e começou a exclamar uma belíssima saudação a Nossa Senhora (versículos 42-45). 
Realmente, não era por acaso que a criança que Maria carregava era o Filho de Deus, pois elas nem precisaram conversar para que Isabel sentisse a presença de Deus naquele local, além de que palavras tão agradáveis como as que saíram de sua boca naquele momento não poderiam ser inspirados por outro a não ser o Espírito Santo.

Em seguida, Maria nos dá de presente uma das orações mais bonitas que conhecemos, pois a alegria que inundava a sua vida naquele momento foi transbordada em humildes palavras que até hoje servem de exemplo para todos nós que buscamos a vontade de Deus. O Magnificat é tão completo por si só, que somente através de sua leitura nosso coração entra em intimidade com o coração de Deus. Mais uma vez, não nos resta dúvidas, diante de uma oração tão grandiosa, que somente a Mãe do Verbo de Deus, iluminada constantemente pelo Espírito Santo, preservada de todo pecado, poderia dizer tão belas palavras.

    Que possamos, a exemplo de Maria, nos colocar a cada dia com mais humildade diante do Senhor, para que nossa oração seja agradável aos Seus olhos e que Ele possa tomar conta de nossa vida e guiar todos os nossos passos rumo à vida eterna!!!

Que a Palavra do Senhor nos santifique a cada momento para que um dia possamos contemplar a face de Deus!!!



Por Emílio
MPVN