segunda-feira, 23 de abril de 2012

CHAMADO À CONVERSÃO: UM ATO DE AMOR


     Deus chama à conversão, porque ama, e quer ver o jovem num caminho sadio, onde possa realizar-se plenamente.
     Os jovens que já vivem em amizade com Jesus, a conversão significa menos deixar o erro, o pecado, a maldade, a futilidade, pois vivendo com Jesus, naturalmente ele aprendeu do mestre que todo pecado é um atraso de vida. Conversão significa mais “realizar progresso”, “melhorar a qualidade” em sua vida com Deus, consigo mesmo, com a família, no amor e no trabalho.
     Para os jovens que não tiveram ainda a graça da conversão inicial, isto é, que não tiveram um encontro pessoal com Jesus, a conversão quaresmal está na linha de Ezequiel: “Renunciai a todas as vossas faltas! Que não haja mais em vós o mal que vos faça cair. Repeli para longe de vós todas as vossas culpas”, como também na profecia do Eclesiástico: “abandona os teus pecados”. Ou de Oséias: “Volta ao Senhor teu Deus, porque foi teu pecado que te fez cair.
Sabemos, porém, que o jovem só consegue deixar o caminho errado quando encontra o verdadeiro. O caminho é Jesus.
     Em Deus, no amor do Pai celeste, na amizade salvadora de Jesus, e na luz santificadora do Espírito Santo é que o jovem encontra o verdadeiro caminho para viver uma vida digna, sábia, realizada e realizadora. É no amor de Deus que o jovem encontra a verdadeira hierarquia de valores para sua vida íntima, para seu relacionamento intersexual, para preparar um futuro familiar saudável, enfim, para viver com sabedoria.
     Jovem, Deus o ama muito! Ele deseja manter uma amizade profunda com você, exatamente porque isto é ótimo para você! Com Deus, a vida tem muito sentido.

Padre Alírio, scj 

Enviado por Tamires  Vieira
Coordenadora do Ministério de Pregação  do Grupo de Oração Vida Nova