quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ensinamento da Palavra – A ação do Espírito Santo


O Espírito Santo, desde Pentecostes, é a maior e melhor ajuda para que qualquer cristão viva segundo a vontade de Deus. Além de ser a terceira pessoa da Santíssima Trindade, esse mesmo Espírito derrama inúmeros dons na vida daqueles que pedem seu auxílio durante a vida.
E é exatamente sobre essa ação do Espírito Santo na nossa vida que meditaremos agora, já que São Paulo, num pequeno trecho de sua carta aos Romanos, define muito bem como o Espírito vem em nosso socorro.
Por isso, pegue sua Bíblia em Rom 8, 26-27. Para que se possa entender melhor a mensagem do Senhor, faça uma leitura já em clima de oração, procurando compreender cada ensinamento trazido por essa Palavra.
São apenas dois versículos, o que pode parecer pouco, mas não se engane, pois eles trazem uma enorme quantidade de conhecimento para cada um de nós.

No início do primeiro versículo, o apóstolo já nos traz uma informação importante: “o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza...” e depois explica o porquê desse auxílio: “porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém...”.


Agora vamos parar um pouco para refletir, será que se vivêssemos somente da nossa humanidade, nossos pedidos seriam bons para todos??? E a nossa oração, será que seria agradável aos olhos do Senhor??? Certamente, a resposta para essas duas perguntas é a mesma: “Não.” Pois é através do Espírito Santo que deixamos de olhar um pouco para nós mesmos e para nossas necessidades, e passamos a ter compaixão do próximo e olhar para as suas necessidades. Consequentemente, nossos pedidos e nossa oração deixam de girar em torno de nós mesmos e passam a atingir os mais necessitados, exatamente como pede o Senhor.

Já no outro versículo, São Paulo iluminado por esse mesmo Espírito, nos diz que o Espírito Santo age segundo a vontade de Deus, intercedendo pelos SANTOS!!! E nós cristãos, somos chamados a viver o que durante toda a nossa vida??? Então, fica uma lição para todos nós que queremos viver uma vida em santidade: deixar que o Espírito Santo aja sempre em nossos caminhos, pois sua ação é de acordo com a vontade de Deus, e sua intercessão é para todos os santos.
Esse deve ser nosso primeiro passo para vivermos a cada dia mais próximos do Senhor, trilhando sempre os caminhos que Ele escolheu para nós.

Que a Palavra do Senhor nos ajude a experimentar a ação do Espírito Santo em nossa vida!!! 

"Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza...” 













Emílio
Ministério de pregação
Vida Nova