quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A Igreja viva, jovem, conta com você!

       "Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo" (Mt 5, 13-14). Esta foi a mensagem deixada pelo nosso saudoso Papa João Paulo II, na XVII Jornada Mundial da Juventude. Jovens defendam a Igreja não como uma opinião que consiste em palavras vãs. Mas como parte do Corpo de Cristo!  Encontrar a Jesus na Eucaristia durante a santa Missa precisa ser motivo de extrema alegria, pois este ato representa, para nós, a salvação.
       A mídia tenta enganar os jovens passando a imagem que para ser feliz é viver intensamente as coisas que dão prazer rápido. A Igreja está sendo rotulada como um local frio, de pessoas alienadas e padres que dão contra testemunho. Preste a atenção no que a mídia faz, ela divulga demoradamente um erro da Igreja para levar você a desistir de ser Igreja, desistir de fazer parte da celebração do Corpo e Sangue de Cristo. Em cada Eucaristia fazemos o memorial do Calvário: junto ao altar contemplamos a cruz. Lembro-me de uma época em que eu participava da Santa Missa, mas não entendia o seu valor real na minha vida. Hoje digo com toda certeza que existe em meu coração que felicidade é ser de Deus! Felicidade é estar na vontade de Deus! Felicidade é ser Igreja com Cristo! Precisamos entender que Ele é o único capaz de nos fazer felizes, de conduzir a nossa vida pra uma felicidade verdadeira e não passageira! Deus nos criou para sermos felizes, para a eternidade! Que Cristo seja nosso modelo de vida a ser imitado. Com ele encontraremos amigos verdadeiros, ou seja, Ananias, alguém que nos ama de verdade, que nos impulsiona a sonhos pelos quais vale à pena lutar!
        Já estamos próximos da Jornada Mundial da Juventude, a ser realizada no Rio de Janeiro, em 2013; até lá, meu coração deseja que se levante “uma nova geração de jovens, onde a vida seja acolhida, respeitada e cuidadosamente amada. Um amor, que não seja ambicioso e nem egoísta, mas puro, fiel e sinceramente livre. Uma nova época na qual a esperança nos livre da superficialidade, da apatia e do egoísmo que envenena as relações humanas”. Tudo isso e muito mais nos disse o Papa Bento XVI. A sociedade atual tem necessidade de jovens assim. E a Igreja de nosso tempo também.
Quero finalizar este texto com uma frase que muito mim tocou de João Paulo II sobre a importância do papel do jovem na evangelização:
"Agora mais que nunca é urgente que sejais as “sentinelas da manhã", os vigias que anunciam a luz da alvorada e a nova primavera do Evangelho, da que já são vistas os brotos. A humanidade necessita imperiosamente o testemunho de jovens livres e valentes, que se atrevam a caminhar contra a corrente e a proclamar com força e entusiasmo a própria fe em Deus, Senhor e Salvador."  (Mensagem do Papa João Paulo II para a XVII Jornada Mundial da Juventude. 25 de julho de 2002.)

Aline Augusta
Ministra de Pregação do  Grupo de Oração Vida Nova