domingo, 15 de janeiro de 2012

Ensinamento da Palavra – A Beleza Escondida na Cura

    Muitas vezes, quando refletimos uma passagem bíblica que nos traz uma cura ou um milagre acabamos nos fixando nesse acontecimento e esquecendo de tudo que ocorre além disso.
    Então agora vamos meditar sobre uma passagem bastante conhecida que está em Mc 1, 40-45. Antes de iniciar a leitura, peça ao Senhor que te dê a graça de compreender cada versículo da melhor forma possível, para que assim possamos entender a grandiosidade que há ao redor da cura do leproso.
    Inicialmente, é importante lembrar que o objetivo da reflexão não é tirar a importância da cura do leproso, até porque é evidente que esse ato de Amor é o centro dessa passagem, e assim como o leproso, que teve fé e suplicou ao Senhor a cura de sua enfermidade, nós também devemos ter a coragem de nos colocar aos pés do Senhor e pedir que Ele nos purifique, seja qual for nossa enfermidade, e confiar que Ele realizará a obra que é necessária em nós.
    Mas é interessante observar também algumas outras situações. No versículo 44, o Senhor pede que o leproso que foi curado vá até o sacerdote e apresente a oferenda prescrita na lei de Moisés, pois dessa forma ninguém saberia que aquela cura tinha sido realizada por Ele, o que não traria nenhuma “fama” para Jesus. Que possamos a exemplo Dele fazer as nossas atividades sem buscar a fama ou o lucro pessoal, mas que busquemos apenas a nossa felicidade e a do próximo com as nossas atitudes, seja em nosso local de trabalho, de estudos e até mesmo na nossa família.
    Logo que recebe esse conselho, o homem curado não se contem e começa a divulgar o que tinha acontecido, fazendo com que Jesus não conseguisse mais entrar publicamente em uma cidade. Da mesma forma deve acontecer conosco todos os dias, pois temos que anunciar aos quatro cantos do mundo as maravilhas que o Senhor faz conosco e nos esforçar ao máximo para que todas as pessoas que passem pelas nossas vidas possam experimentar desse imenso Amor que Ele tem por cada um de nós.
    Para concluir, podemos perceber no final do versículo 45 que Jesus, mesmo sem conseguir entrar nas cidades, estava nos lugares mais despovoados e muitas pessoas iam encontrar-se com Ele, que continuava a realizar milagres e prodígios, é só continuar a leitura do Evangelho que será fácil perceber isso. Como é bom saber que até hoje o Senhor se deixa encontrar, basta apenas que tenhamos a coragem e a ousadia de sair de nossas “cidades” para ir ao seu encontro, seja na Santa Missa e nos Sacramentos em que Ele é presença viva, ou então observando a beleza da natureza e o simples sorriso de um irmão, onde com certeza também encontraremos essa presença maravilhosa a nos Amar.

     Que a Palavra do Senhor nos ensine a perceber aquilo que só é possível enxergar aos olhos da fé!!!



Emílio Junior
Ministro de Pregação do Grupo de Oração Vida Nova