quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Ensinamento da Palavra – A responsabilidade de um pastor


    Encontramos na Bíblia várias passagens que trazem a figura do pastor, que é aquele que cuida das ovelhas, guiando-as e orientando qual o caminho que se deve seguir. Entre elas, podemos citar: “O Senhor é meu pastor, nada me faltará.” (Salmo 22, 1) e o momento que Jesus fala do bom pastor (Jo 10, 1-16).
    Mas hoje refletiremos um pouco sobre uma passagem bem interessante que vai nos ensinar muito, ela está em Jr 23, 1-6. Antes de começar a ler, peça ao Espírito Santo que nesse momento você possa estar em intimidade com Deus e que possa entender tudo aquilo que Ele quer te dizer através dessa leitura e que seu coração esteja aberto a escutar a voz do Pai.
    O Senhor é bem claro durante todo o trecho em relação aos pastores que não cuidam bem das ovelhas que são confiadas a eles e diz que Ele mesmo reconduzirá as ovelhas que se perderem e dará novos pastores a elas, verdadeiros pastores que saibam cuidar e guiar suas ovelhas da melhor forma possível.
    Ao pensarmos um pouco nisso, é comum que logo imaginemos que esse trecho serve apenas para quem é coordenador ou para quem tem algum serviço que fique “à frente” de outras pessoas, e esquecemos de que nós somos responsáveis por grandes tesouros que Deus nos confia a cada dia, os nossos AMIGOS!!!
    A amizade firmada em Deus nos dá a oportunidade de sermos pastor e ovelha ao mesmo tempo. Somos pastores quando cuidamos dos nossos amigos e mostramos a eles qual o caminho mais correto em determinada situação, e ao mesmo tempo somos ovelhas em relação a esses amigos, quando escutamos seus conselhos e seguimos aquilo que ele nos diz tendo a certeza de que ele quer o nosso bem e está ali para nos ajudar.
    Por isso é muito importante que guardemos esses versículos em nosso coração e lembremos sempre de cuidar muito bem das ovelhas que caminham conosco todos os dias, sendo bons pastores para eles, assim como eles também serão bons pastores para nós. Que nos preocupemos e cuidemos de todos que fazem parte da nossa vida, para que o rebanho do Senhor não se disperse e possa a cada dia crescer no Amor e na Verdade.

Que a Palavra do Senhor nos inspire a sermos sempre bons pastores em nossa caminhada!!!



Por Emílio
MPVN