segunda-feira, 14 de maio de 2012

Ensinamento da Palavra – Reconhecer-se diante do Senhor


    Para começarmos a reflexão de hoje, é interessante olharmos um pouco para dentro de nós mesmos e lembrar de algumas situações que normalmente ocorrem na nossa vida. Como por exemplo, quando fazemos o serviço do Senhor é normal que nos sintamos um pouco mais importantes do que os outros, ou até mesmo quando praticamos uma boa ação, nosso ego aumenta um pouco. Mas é preciso tomar bastante cuidado com isso, pois é bastante prejudicial para o crescimento na caminhada.
    Então, baseando-se na Palavra para continuar a comentar sobre esse tema, pegue sua Bíblia em Lc 17, 7-10 e perceba que belíssima oração o Senhor nos deixa para combater a vaidade.
    A passagem começa com uma comparação que Jesus faz com um servo que trabalha no campo e pergunta se quando esse servo voltar do trabalho, o patrão dirá para ele sentar-se à mesa e comer junto com ele. Principalmente naquela época, era praticamente impossível ver essa cena, pois o patrão dificilmente convidaria o empregado para comer com ele. Pelo contrário, como a própria passagem diz, o patrão mandaria que o servo preparasse a comida dele e o servisse, e só depois o servo comeria. Assim também deve acontecer conosco, pois não devemos esperar que depois de concluirmos o nosso trabalho, o Senhor irá “alisar nossa cabeça”. É claro que Ele olhará para nós com muito amor e carinho, e justamente por isso nos confiará um trabalho maior ainda, pois sabe da nossa fidelidade.
    Continuando, Jesus pergunta, ainda de acordo com a mesma comparação, se o senhor deve alguma obrigação ao servo depois de ver todo o serviço feito corretamente. Diante de tudo o que foi comentado, é fácil perceber que o senhor não deve nenhum favor ao servo, pois esse fez apenas o serviço que foi confiado a ele. Por isso é importante que não cobremos coisa alguma do Senhor, pois Ele não nos deve nenhum favor, independentemente do serviço que tenhamos realizado. Que possamos refletir melhor quando formos pedir alguma graça ao Senhor e dissermos a Ele que fizemos “tal serviço” como devíamos fazer, para ver se alcançamos a graça desejada, mas que esperemos o tempo certo, pois somente Ele sabe o que é melhor para nós.
    Que possamos fazer dessa passagem uma verdadeira oração sempre que executarmos alguma boa ação e que digamos sempre ao Senhor que: “SOU UM SERVO COMO QUALQUER OUTRO, FIZ O QUE DEVIA FAZER...”

Que a Palavra do Senhor nos faça sempre mais simples e humildes!!!