sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Conhecendo o Catecismo da Igreja Católica

GUARDAR O DEPÓSITO DA FÉ é a missão que o Senhor confiou à sua Igreja e que ela cumpre em todos os tempos. Ao Concílio Vaticano II o meu predecessor João XXIII tinha confiado como tarefa principal guardar e apresentar melhor o precioso depósito da doutrina cristã, para o tornar mais acessível aos fiéis de Cristo e a todos os homens de boa vontade. Portanto, o Concílio não devia, em primeiro lugar, condenar os erros da época, mas sobretudo empenhar-se por mostrar serenamente a força e a beleza da doutrina da fé.
Iluminadas pela luz deste Concílio - dizia o Papa - a Igreja...crescerá em riquezas espirituais...e, recebendo a força de novas energias, olhará intrépida para o futuro...
O catecismo da Igreja Católica é fruto de uma vastíssima colaboração: foi elaborado em seis anos de intenso trabalho, conduzido num espírito de atenta abertura e com apaixonado ardor... É justo afirmar que este Catecismo é fruto de uma colaboração de todo o Episcopado da Igreja Católica, o qual acolheu com generosidade meu convite a assumir própria parte de responsabilidade numa iniciativa que diz respeito, intimamente, à vida Eclesial. Tal resposta suscita em mim um profundo sentimento de alegria, porque o concurso de tantas vozes exprime verdadeiramente aquela a que se pode chamar a “sinfonia da fé”. A realização deste Catecismo reflete, deste modo, a natureza colegial do Episcopado: testemunha a catolicidade da Igreja.
Peço a Santíssima Virgem Maria, Mãe do Verbo Encarnado e Mãe da Igreja, que ampare com sua poderosa intercessão o empenho catequético da Igreja inteira em todos os níveis, nestes tempos em que ela é chamada a um novo esforço de evangelização. Possa a luz da verdadeira fé libertar a humanidade da ignorância e da escravidão do pecado, para conduzi-la à única liberdade digna deste nome (cf. Jo 8,32): a vida em Jesus Cristo sob a guia do Espírito Santo, na terra e no Reino dos Céus, na plenitude da bem-aventurança da visão de Deus face a face (cf. 1COR 13,12; 2COR 5, 6-8).
Nosso saudoso Papa João Paulo II
Catecismo da Igreja Católica
 Páginas 7, 9 e 12


É isso aí amados irmãos na fé, estamos criando esse novo espaço para conhecermos um pouco mais da nossa Igreja através do que ela nos ensina a partir do Catecismo da Igreja. Só amamos e defendemos aquilo que conhecemos então que tal conhecermos melhor a nossa Igreja para assim amá-la cada dia mais?
Então venha e nos siga, semanalmente estaremos falando sobre esses ensinamentos e doutrina da Igreja Católica, Apostólica Romana.

Tamires Vieira
Coordenadora do Ministério de Pregação do  Grupo de Oração Vida Nova