segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Ensinamento da Palavra – A Verdadeira Justiça vem de Deus

    São muitas as vezes durante a nossa vida em que não ficamos satisfeitos com algo que acontece e logo queremos resolver ao nosso modo, ou seja, “fazer justiça com as próprias mãos”. Mas, como somos imperfeitos, acabamos solucionando essas situações de um modo diferente da vontade de Deus, gerando um problema ainda pior.
    É exatamente sobre esses momentos em nossa vida que vamos refletir hoje. Por isso, pegue sua Bíblia em ISm 24, 3-21 e peça ao Senhor que te ilumine nesse momento e te ajude a escutar o que Ele tem a dizer especialmente a você através desse texto bíblico. Porém, logo após a leitura podem surgir algumas dúvidas, como por exemplo, “por que Saul estava atrás de Davi??”, “E por que Davi se escondia??”. Esclarecendo um pouco o contexto da situação, Saul foi escolhido pelo Senhor para ser o rei do Seu povo, mas acabou cedendo ao pecado e fazendo coisas que não são agradáveis aos olhos do Senhor, então Ele, através de Samuel, escolhe Davi e unge-o para que a graça de Deus estivesse sempre com ele. Certo dia, o povo de Israel estava numa batalha contra os filisteus, que eram muito fortes e tinham Golias, considerado o melhor guerreiro entre o povo. Davi então se pôs a disposição para enfrentar Golias e acabou derrotando-o, fazendo com que a partir daí seu nome fosse muito querido entre todo o povo de Israel, despertando assim o ciúme de Saul.
    A partir daí entra a passagem que vamos refletir, em que Davi está escondido na gruta de Engadi com alguns amigos, e Saul, que está com três mil homens, está a sua procura para matá-lo. Enquanto Saul passava pela gruta, decidiu parar um pouco e foi satisfazer suas necessidades. Esse era o momento que Davi e seus companheiros tinham para matar Saul e fazer com que Davi deixasse de se esconder, e foi exatamente isso que os amigos de Davi disseram a ele, para que eles fizessem isso, então Davi cortou um pedaço do manto de Saul e nesse mesmo instante seu coração palpitou pela ousadia que teve e desistiu de fazer qualquer mal ao rei escolhido e ungido por Deus. Desse momento podemos tirar vários ensinamentos, cito apenas dois: Primeiro, é preciso tomar cuidado com os conselhos que recebemos de nossos “amigos” e discernir no coração se realmente é um conselho bom, ou se esse conselho serve apenas para destruir a nossa integridade e nosso caráter; e é importante também lembrar quantas vezes o nosso coração acelera porque sabemos que estamos prestes a pecar e a entristecer Aquele que mais nos ama e mesmo assim persistimos no erro e pecamos. Que esse exemplo de discernimento, força e sabedoria de Davi para não pecar nos faça refletir e mudar nossas atitudes.
    Logo depois, enquanto Saul saía da gruta, Davi o chama e mostra o pedaço do manto dele que estava em sua mão e diz que naquele momento Saul poderia estar morto, mas ele prefere que o Senhor mesmo julgue essa situação. Que maravilhoso modelo para as nossas vidas temos aí!! Davi tinha seus motivos para matar Saul, pois vivia sob perseguição, mas poupou a vida dele porque sabia que não era o correto matá-lo.
    Depois dessas palavras de Davi, Saul começou a chorar, reconhecendo que Davi era mais justo que ele e disse que sabia que Davi seria um ótimo rei para o povo escolhido. Terminando nossa reflexão, fica uma mensagem: “o mais inteligente não é aquele que resolve tudo sozinho, mas é aquele que espera a justiça de Deus na sua vida!!!”

    Que a Palavra do Senhor nos ajude a ser pacientes, esperando a justiça daquEle que é a Justiça Perfeita!!! 

Emílio Junior
Ministro de Pregação do Grupo de Oração Vida Nova