quinta-feira, 28 de junho de 2012

Ensinamento da Palavra – Preparai o caminho do Senhor


No último Domingo (24/06/12) nossa Igreja comemorou a Natividade de São João Batista, primo de Jesus, que veio ao mundo para preparar os corações das pessoas para a vinda do Filho de Deus, que veio ao mundo para nos amar e perdoar todos os nossos pecados.

    Então na reflexão de hoje seremos guiados pela passagem de Lc 1, 57-80 para entendermos um pouco melhor a importância desse homem que tão bem serviu ao Senhor e seguiu os Seus ensinamentos.

     Já no seu nascimento, João Batista foi concebido graças a um milagre, pois sua mãe, Isabel, era estéril, e seu pai, Zacarias, tinha idade avançada. Esse mesmo Zacarias que não acreditou quando o Anjo Gabriel veio anunciar que Isabel ficaria grávida e acabou ficando mudo até o momento do nascimento do seu filho (Lc 1, 5-25). Esse é mais um exemplo de que para Deus, nada é impossível.

    No último versículo, podemos perceber que João viveu grande parte da sua vida no deserto, ou seja, não teve vida fácil, pois aceitou o propósito que Deus tinha para ele. Tamanha era a intimidade dele com o Senhor, que chegou a ser confundido com o Messias, mas ele sempre fazia questão de dizer: “Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.” (Lc 3, 16).

    Diante de todos esses ensinamentos que podemos aprender com a vida de João Batista, um dos mais importantes é saber preparar o caminho do Senhor aqui na terra. Nós, como cristãos, devemos assumir a cada dia a missão de preparar os corações das pessoas para o Senhor. Talvez agora tenha surgido uma dúvida: “E como podemos fazer isso???” Continuando com o exemplo de São João, podemos dizer que a primeira coisa é aceitar a vontade de Deus na nossa vida e fazer sempre aquilo que Ele nos pede, ou seja, começar amando o próximo e sendo exemplo vivo da presença de Deus na vida do outro já é um grande passo para prepararmos o caminho Dele. Partindo disso, certamente encontraremos pessoas e situações que precisarão da nossa atenção, do nosso cuidado, e estaremos sendo reflexo do Amor, ajudando os corações a se abrirem a imensa graça que Ele tem para cada um de nós.



Que a Palavra do Senhor nos ensine a sermos verdadeiros construtores do caminho Dele aqui na terra!!!