terça-feira, 13 de setembro de 2011

PALAVRA DE ALEGRIA.


Ó VIRGEM MÃE, Ó MÃE DA HUMANIDADE,
Ó PADROEIRA DESTA TERRA TÃO QUERIDA,
O TEU OLHAR DE TENURA E CARIDADE,
NOS CONFORTA NOS EMBATES DESTA VIDA (3X)


Olá amados irmãos. A palavra de alegria hoje inicia com o refrão do hino da Padroeira da nossa cidade (Lagarto-Se); Pois de 30 de agosto a 08 de setembro, aconteceu em nossa cidade o Novenário em preparação à festa da nossa Padroeira: Nossa Senhora da Piedade (08/09).
Todo ano o Novenário é uma benção, a nossa Paróquia fica linda e enfeitada, os fieis enchem a Igreja, o coral Vozes do Santuário entoa muitas músicas Marianas, ungidas, bonitas e animadas; Bispos de outras Dioceses e Padres de outras Paróquias durante as nove noites, à convite do nosso Pároco Pe. José Raimundo Soares Dinis, e o recente vigário Paroquial Pe. Lucas de Jesus Chagas (que durante as nove noites se dispôs a atender as confissões) e a comissão organizadora da Festa presidem a celebração e baseados no tema deste ano de 2011: Maria, Mãe do Verbo Divino, realizam suas pregações.
Do primeiro dia do Novenário ao dia da Festa da padroeira (de 30/08 a 08/09) todas às manhãs é realizada a Alvorada Festiva; Olha gente é uma graça, diversas pessoas principalmente os casais membros da Equipe organizadora da Festa, saem nas ruas ao som das músicas do Novenário, fogos e muitas buzinas das motos e dos carros, conduzido pelas ruas Lagartenses a imagem de Nossas Senhora da Piedade, a qual durante os dias do Novenário é deixada em diferentes localidades.
No último dia do Novenário, o cansaço se achega àqueles que durante as nove noites, com muito empenho, responsabilidade e dedicação se doaram em prol da realização das celebrações; Assim, no dia 08/09, dia da Festa da nossa Mãezinha, sempre resta mais uma forcinha, para que a Equipe Organizadora, os Padres e o coral, tenham forças para cumprir o cronograma do dia da festa: Alvorada festiva à 5h da manhã, missa às 7h, missa às 10h e neste ano por decisão do nosso Bispo Dom Marcos Eugênio haverá também missa às 03h30min; Ufa haja “Pik”, más com fé em Deus, para os fieis que querem participar, não haverá de que reclamar dos horários das Santas Missas que irão se realizar.
Por Falar em Missa, também quero um pouquinho comentar sobre a comemoração que acontece no término da Missa das 10h do dia 08 de setembro (dia da Padroeira); Como esta sempre acaba mais de meio dia, com muita alegria, fome e satisfação, todos os membros que se doaram durante o Novenário e alguns convidados se deslocam par a o Colégio Nossa Senhora da Piedade, onde acontece o grande almoço de comemoração ao sucesso e realização do Novenário.
Assim, como já estou finalizando este pequeno comentário sobre o nosso agraciado Novenário, jamais poderia deixar de comentar sobre o tamanho dos pratos que nossos amigos membros da Equipe organizadora da festa (Equipe de Liturgia), coroinhas, membros do coral e convidados (sobre a quantidade de comidas colocadas nos pratos dos nossos Padres, este assunto deixo de lado, não sou louco, não quero ser excomungado......kkkkkkk....); O tamanho dos pratos é uma maravilha, Más não é por gula viu gente, é por que como diz uma canção popular: A FOME ERA TANTA NO MEU CEARÁ...kkkkk....  Ah!!!! Amigos desculpe por escrever algumas tolices, más “MININO, EU TE DIGO”, Já finalizando, se formos fazer uma comparação à quantidade de comida colocadas nos pratos, logo-logo iríamos recordar de um famoso e enorme navio: O TITANIC..... KKKKKK.....  EU AUMENTO MAIS NÃO INVENTO. Kkkkkkk.....
Assim, após a Missa das 03h30min, é realizada a procissão conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Piedade pelas ruas e praças da nossa cidade; Logo após a procissão, todos os fieis irão presenciar um belo show da banda Rosa de Saron; Então somente à noite, ou até mesmo de madrugada (se houve atraso da banda, como foi o caso do show do Pe. Fábio no ano passado), será concretizada a comemoração da Festa da Padroeira, Nossa Senhora da Piedade, a nossa mãe, a virgem imaculada.


                                                                                               Postado por Nildo Martins