quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Ensinamento da Palavra – O Perdão


   
No último Domingo (dia 11/07) pudemos refletir durante a Santa Missa sobre uma das maiores graças que o Senhor dá a todos os cristãos: o perdão. Essa palavra em si já traz muito significado, mas Jesus Cristo, com sua infinita inteligência, vem nos contar uma história para ilustrar ainda mais a beleza de se perdoar.
    Essa belíssima passagem se encontra em Mt 18, 21-35. Diante dessa leitura, peça ao Senhor que fale ao seu coração em que lugar na sua vida é preciso que perdão aconteça e se deixe aprender com essa Infinita Misericórdia Divina.
    Já no começo do Evangelho, Pedro se aproxima do Senhor, querendo tirar uma dúvida que habitava no seu coração e pergunta quantas vezes deve perdoar alguém que erre contra ele, pensando que até 7 vezes era o necessário, pois sendo esse o número da perfeição, ele estaria sendo perfeito perdoando 7 vezes. Mas o Senhor o responde sabiamente: “não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” É óbvio que o Senhor não quis testar Pedro matematicamente nesse momento, para saber se ele era bom em multiplicação, mas a expressão ‘setenta vezes sete’ significa ‘sempre’. Ainda podemos lembrar de uma pequena semelhança com um ditado popular, pois quando alguém acaba exagerando em alguma situação, logo alguém diz: “também quando não é oito, é oitenta...”, então lembrando desse ditado ao ler essa resposta do Senhor a Pedro, fica fácil de entender que o Senhor quer que nós perdoemos exageradamente!!! Sem restrição, sem ressentimento, sem receio de nada, o importante é perdoar sempre!!!
    Continuando a leitura do Evangelho, vamos ver uma parábola que ilustra muito bem o porquê de nós perdoarmos sempre o nosso irmão. Na parábola, o servo devia 10000 talentos ao rei, o que equivale a mais ou menos 350 toneladas de ouro ou prata. Uma dívida um pouco grande, não acha??? E nós, que somos esse servo, somos perdoados de dívidas muito maiores todos os dias, basta apenas que nos arrependamos de coração dos nossos erros. Mas, ao contrário do que o Senhor faz conosco, perdoar o nosso irmão que nos deve apenas ‘100 denários’ (uma moeda que vale MUITO menos que os 10000 talentos) é uma tarefa bastante complicada. Que tal pensarmos um pouco sobre essa parábola que é bem real em nossas vidas e, no momento em que nosso coração endurecer para perdoar o nosso irmão que errou conosco, possamos lembrar dos nossos erros que o Senhor, de braços abertos, está pronto a perdoar. Se quisermos ser como Ele, que possamos tentar fazer um pouco daquilo que Ele faz por nós...
    Finalizando o Evangelho, o servo acabou sendo entregue aos torturadores para que pagasse sua antiga dívida, pois não foi capaz de perdoar seu companheiro. Que possamos pedir ao Senhor que nos ajude a ter um coração puro, sempre pronto a perdoar a todos aqueles que precisarem receber esse perdão.


Que a Palavra do Senhor nos ensine a amar e perdoar, assim como somos amados e perdoados pelo Pai!!!

Emílio