quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Ensinamento da Palavra

Degustando a Palavra de Deus

Olhando o título a primeira vista, talvez pareça um pouco estranho tal atitude, pois o verbo “degustar” é mais utilizado em relação a comidas, mas não podemos esquecer que a Palavra de Deus é nosso alimento espiritual. Esse mesmo verbo também significa “deliciar-se” com algo, e é exatamente isso que devemos fazer com os ensinamentos da Bíblia, saboreando da melhor forma possível tudo o que ela nos traz.
    Vamos começar nossa reflexão pedindo ao Espírito Santo que possa derramar todos os seus dons sobre nós, nos ajudando a entender aquilo que o Senhor tem a falar através da passagem que está em Ez 2, 8-3, 4. Que possamos ler cada versículo com o coração voltado a Deus e assim compreender melhor cada palavra.
    No primeiro versículo, o Senhor já pede que o profeta não seja rebelde e faça aquilo que é da vontade Dele. E naquele momento, a vontade do Pai era que ele comesse um manuscrito que estava sendo desenrolado na frente de Ezequiel. Trazendo para a nossa realidade, quantas vezes nós é que somos rebeldes e não queremos “engolir” o que a Palavra de Deus tem a nos dizer e fingimos que aquele trecho bíblico não tem nada a ver com a nossa vida, e só se encaixa na vida do irmão que está ao nosso lado.
    Continuando a nossa leitura, assim que o profeta se nutre desse rolo, sente que o gosto dele é doce na boca, assim como o mel. Esse é o gosto da Palavra de Deus na boca daqueles que se colocam diante do Pai para fazer a Sua vontade, em nenhum momento é amargo, mas sempre doce, por mais complicada que seja a realidade trazida pela Sagrada Escritura, pois esse filho sabe que sua felicidade está escondida ali, na vontade de Deus.
    No último versículo, algo tão importante como toda a leitura é transmitido a nós: depois de degustar a Palavra, se nutrindo com tudo o que é bom que ela nos traz, é preciso anunciá-la com a nossa própria vida. Assim como os alimentos nos dão energia para fazermos as mais variadas atividades durante o dia, a Bíblia nos dá a força necessária para fazermos todas essas atividades de acordo com o que Deus pensa para cada um de nós.
Que o próprio Deus nos ensine a buscar e amar sempre mais a Sua Palavra!!!

Por Emílio
Ministério de pregação Vida Nova