quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Ensinamento da Palavra – Percepção da presença de Deus


    Em outra oportunidade, já refletimos uma passagem desse mesmo Livro Sagrado, quando comentamos sobre o Rei Salomão. Mas, dessa vez aprenderemos um pouco com o profeta Elias, que com simples atitudes vem nos trazer grandes ensinamentos. Então, que possamos abrir nossa Bíblia em I Re 19, 9. 11-13 e pedir ao Senhor que fale ao nosso coração tudo aquilo que precisamos ouvir.
 
Se percebermos um pouco antes dessa mesma passagem, o profeta Elias está sendo perseguido e resolve fugir do local onde se encontrava para não perder sua vida, então começa a caminhar pelo deserto. Depois de um dia de caminhada, ele decide desistir, e chega até a pedir a morte a Deus. Mas, em sua infinita bondade, o Senhor faz exatamente o contrário, e dá alimento e água para Elias, que consegue caminhar mais 40 dias e 40 noites.
    A partir daí, chegamos onde começa o nosso texto Bíblico, pois é exatamente depois dessa longa caminhada que Elias chega ao monte Horeb, o monte de Deus. Depois de chegar lá, ele resolve passar a noite numa gruta, mas no meio da noite a Palavra do Senhor é dirigida a ele, pedindo para que permanecesse sobre o monte, esperando o Senhor. Quantos de nós, depois de tanto trabalho e tanta luta (assim como teve Elias até chegar ao Horeb) teríamos paciência em esperar o Senhor??? Às vezes, por termos passado por tantas tribulações e dificuldades, acabamos exigindo de Deus algum momento bom, de alegria, mas esquecemos de esperar a nossa alegria eterna, que é o próprio céu!!!
Nesse momento, enquanto Elias esperava o Senhor, aconteceram alguns fenômenos da natureza, considerados fortes, como o vento impetuoso, o terremoto e o fogo. Teoricamente, seriam eventos em que o Senhor apareceria para mostrar todo o seu Poder e Glória, mas, com toda a sua Simplicidade, Ele se mostra num simples murmúrio de uma brisa leve, e foi nesse momento que Elias reconheceu o Senhor, pois sabia que Ele é brando e calmo, e não se utiliza de muito barulho para que possamos percebê-lo.
    Que possamos, a exemplo do profeta Elias, procurar o Senhor nas coisas mais simples da nossa vida e saber que Ele não se manifesta no barulho que o mundo nos oferece, mas sim no silêncio do nosso coração. Então, que fique esse desafio para nós, de perceber a presença e o Amor de Deus no ar que respiramos, numa flor que vemos na rua, ou em alguém que sorri para nós, porque Deus está em tudo, basta apenas “abrir os olhos” para vê-lo.


Que a Palavra no Senhor nos dê a graça de enxergá-lo nas situações mais simples de nossa vida!!!

 Por Emílio
  MPVN