terça-feira, 8 de novembro de 2011

Ensinamento da Palavra – A Missão do Cristão



Terminamos o mês missionário, então, nada mais justo do que refletirmos sobre a missão de cada um de nós como cristãos diante de tudo aquilo que nos cerca.
    Antes de começarmos a meditar, peço que nesse momento pense um pouco na sua realidade, em tudo aquilo que você vê e vive no seu dia-a-dia, relembrando todos os passos que você dá do momento em que acorda, até a hora em que vai dormir. Agora vamos ler uma passagem que fala de missão, que fica em Lc 10, 1-9. Leia com atenção e deixe que o Senhor fale ao seu coração durante a leitura.
    A passagem começa dizendo que o Senhor tinha escolhido mais 72 discípulos e que mandou-os para os lugares que Ele tinha que ir. Com certeza Jesus não fez isso por preguiça ou por falta de vontade em anunciar a Palavra de Deus, mas Ele mandou esses discípulos porque os amava e sabia que a felicidade deles estava na vida missionária. Assim Deus faz com cada um de nós quando nos escolhe para servirmos a Ele, é por amor que somos chamados a essa grande missão de anunciar a Palavra do Senhor (guardadas as devidas proporções, pois os discípulos largaram tudo que tinham para serem missionários).
    Logo depois o Senhor começa a dar algumas instruções aos discípulos, mas antes disso, Ele mesmo diz para que os discípulos pedissem a Deus que enviasse trabalhadores para a messe, pois os operários eram poucos. 
Até hoje, muitas vezes nos sentimos fracos e cansados, pois sentimos a falta de mais trabalhadores na construção do Reino de Deus, mas se nos desanimarmos, quem irá trabalhar na messe do Senhor??? Temos que seguir o ensinamento de Jesus e pedir ao Pai mais trabalhadores para a messe sem deixar que o desânimo nos deixe abatidos. Encerrando, o Senhor pede que todos anunciem ao povo que “O Reino de Deus está próximo”.
    Diante de tudo isso que nos foi dito através da Palavra de hoje, qual é a relação dessa passagem com o tema da reflexão??? E a relação com o nosso dia-a-dia??? Fica fácil descobrir essas relações se levarmos para a nossa vida os ensinamentos que Jesus deu a seus discípulos. 
Pensando dessa forma, fica mais fácil perceber se realmente estamos sendo missionários do momento em que acordamos até o momento em que vamos dormir. Estamos seguindo aquilo que o Senhor nos disse e amando o nosso irmão, por maior que enxerguemos o defeito dele??? Estamos realmente sendo reflexo desse Deus maravilhoso em todos os lugares que vamos??? É por isso que é importante revermos nossas atitudes em nosso dia-a-dia, pois só assim serviremos melhor ao Senhor e conseguiremos transmitir um pouco de tudo o que recebemos desse Pai que é Amor.

Que a Palavra do Senhor nos faça a cada dia mais comprometidos com a missão de ser verdadeiros cristãos!!!

Por Emílio