quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Ensinamento da Palavra – A “Loucura” da Cruz



    Hoje vamos refletir sobre um tema que certamente muitos de nós estamos vivendo, ou já passamos por isso em algum momento da nossa vida, ou melhor, da nossa Vida Nova. Quantas vezes fomos chamados de loucos por buscar um caminho totalmente diferente do que a maioria das pessoas estão seguindo hoje ou servimos de chacota no nosso local de estudo e trabalho por vivermos diferente.
    Na passagem que vamos refletir hoje, que fica em ICor 1, 18-25, São Paulo vem falar exatamente disso, que aquilo que para muitos é loucura, para nós, que acreditamos na ressurreição de Cristo, significa salvação. Desde já, antes de aprofundarmos nossa leitura, rezemos pedindo a Deus a graça de compreender tudo o que Ele quer nos transmitir com esse texto bíblico.
    Nos primeiros versículos já percebemos que o apóstolo comenta sobre a sabedoria humana, e no versículo 21 ele vem explicar o porquê dessa “sabedoria” não ser tão sábia assim, pois não reconheceu a grandeza de Deus, nem sua sabedoria divina. Infelizmente é isso que vemos atualmente, pessoas que passam a vida estudando, buscando conhecimento, e esquecem do essencial, da presença do Amor nas suas vidas, pois pensam que existe uma enorme barreira entre a razão e a fé, quando o melhor caminho é a união dessas duas palavras na nossa vida.
    Já no final do mesmo versículo e início dos outros, São Paulo vem dizer que Deus salva aqueles que acreditam na “loucura” de Cristo crucificado, pois só esses entendem o verdadeiro significado da cruz e de toda mensagem de amor e salvação que ela deixa nas nossas vidas. No último versículo está a mensagem que deve ficar gravada nos nossos corações, levando essa certeza conosco, que certamente nos fortalecerá durante a caminhada.
    Que tenhamos a coragem de cantar, assim como os DDD na música “venha beber + eu” que não nos importamos com o que os outros dizem porque somos doidos, apaixonados, enamorados, totalmente embriagados do Espírito Santo, e só Ele nos preenche de verdade.

    Que a Palavra do Senhor nos ensine a buscar a verdadeira sabedoria, que passa pela loucura da cruz!!!

Por Emílio