sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ensinamento da Palavra – A Força da União

  
  Começo hoje nossa reflexão já com uma pergunta: você já percebeu o quanto é bonito ver pessoas unidas??? Já notou como qualquer um de nós fica mais feliz quando tem alguém por perto??? Seja em casa, com a família, no trabalho do dia-a-dia ou simplesmente com nossos amigos, tudo parece se tornar mais fácil quando alguém está do nosso lado para caminhar conosco, sofrendo e se alegrando junto de nós. Essa é a verdadeira força da união.
    E é exatamente sobre ela que vamos comentar hoje, através do trecho da carta de São Paulo aos Efésios (Ef 4, 1-7. 11-13). Diante desse tema tão importante para nós, que tentamos viver a santidade em nossas vidas, peça ao Senhor que nesse momento mostre a você o verdadeiro sentido da palavra UNIÃO e te ajude a carregar essa palavra gravada no seu coração.
    Já no começo da leitura, descobrimos que São Paulo faz uma exortação (advertência) ao povo de Deus em Éfeso, e mais uma coisa interessante a se perceber é que ele mesmo se coloca como prisioneiro pela causa do Senhor, mas com certeza não foi o Senhor que o aprisionou, e sim ele mesmo que amou tanto a vontade de Deus que se sentiu prisioneiro dela, pois não conseguia mais viver longe desse Amor...que fique esse exemplo belíssimo a ser seguido por nós.
    Seguindo com a leitura, nos próximos versículos São Paulo vem nos dar alguns auxílios para que possamos viver segundo a vontade de Deus, guiados pelo Espírito Santo, que é um só e habita no coração de todos. Sendo guiados por esse Único Espírito, certamente a unidade será vivida por todos os cristãos, pois como está nos versículos 4 e 5 – há UM só Senhor, hã UMA só fé, UM só batismo. Há UM só Deus... – então é exatamente por isso que devemos viver sempre a unidade, pois se Deus é um só, nós cristãos também temos que ser um, só assim será mais fácil caminharmos no caminho do Senhor e pensar de acordo com os pensamentos do Senhor, sem desviar a Sua vontade em nossa vida.

    Nos últimos versículos, o Apóstolo comenta sobre a diversidade de dons existentes entre os cristãos, pois cada um é chamado a uma tarefa diferente perante a construção do Reino, mas não é por causa desses diferentes chamados que podemos pensar que sempre haverá discordância de pensamento, pois essa diversidade de dons foi dada justamente para que um irmão complete o outro, e assim o Reino de Deus possa se propagar através dessa diversidade de dons que forma a unidade da Igreja. Um exemplo simples que ilustra bem essa situação: imagine se no nosso grupo de oração só existissem pregadores...a Palavra do Senhor seria transmitida, mas não da mesma forma que é transmitida com o belíssimo dom dos músicos e daqueles que conduzem a oração durante o grupo.
    Por esse motivo, que possamos unir nossos dons em favor do Reino de Deus nesse mundo tão carente de Amor.

Que a Palavra do Senhor nos una em um só coração e um só Espírito!!!
 
 
Por Emílio!