segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Ensinamento da Palavra – Correção Fraterna


    É fácil perceber como a nossa Santa Igreja é belíssima, pois consegue unir dentro dela várias pessoas com vários carismas diferentes, sendo que essas pessoas estão unidas por um objetivo: anunciar a Palavra de Deus, que é o Amor. Mas muitas vezes, por termos pensamentos diferentes, acabamos tendo alguns conflitos dentro da própria Igreja (ou até mesmo fora dela), e é sobre como resolvê-los de forma inteligente que vamos comentar hoje.

    A passagem bíblica que servirá de base para nossa reflexão está no Evangelho de São Mateus 18, 15-20. Antes de iniciar a leitura, peça ao Senhor que abra seus ouvidos para escutar aquilo que Ele tem para dizer e ensinar.
    No começo da Palavra, Jesus estava ensinando aos seus discípulos. Talvez isso pareça banal a primeira vista, mas podemos entender o sentido desse ensinamento se nos perguntarmos: Quem eram os discípulos do Senhor??? Como eles agiam??? Podemos tomar como exemplo São Tomé, que só acreditou que o Senhor tinha ressuscitado quando tocou nas mãos e no lado do Senhor marcados pelo sofrimento que passou, e São Pedro, que tantas vezes duvidou do Senhor e chegou até a negá-Lo diante dos soldados romanos. Mesmo assim, eles eram os discípulos de Jesus, ou seja, os escolhidos para viver com Jesus!!! Então, esse ensinamento serve para os escolhidos do Senhor, que hoje em dia somos nós, que mesmo repletos de pecados, não deixamos de ser filhos amados que o Senhor chama para viver bem perto Dele.
    Continuando a passagem, vem o ensinamento mais importante que a Palavra nos traz, que é o modo como corrigir algum irmão. Frequentemente é fácil perceber divergências dentro da nossa própria Igreja, mas eis o melhor modo de corrigir os pensamentos e ações que não estão de acordo com a vontade de Deus: chamar o irmão e, EM PARTICULAR, conversar com ele para tentar corrigi-lo. Muitas vezes o que se vê é o contrário, pois para mostrar superioridade, nos aproveitamos de um descuido de um irmão e publicamente começamos a corrigi-lo. Isso, além de fazer com que as conversas se espalhem mais facilmente, causa um enorme constrangimento a qualquer irmão. Então, que possamos aprender com essa Palavra o modo mais sábio de corrigir um filho amado de Deus, que é o nosso irmão. E se ele não nos escutar, que possamos chamar algumas poucas pessoas, para tentar convencê-lo do erro. Mas se mesmo assim ele persistir, deixemos nas mãos da Igreja (perceba quantas chances o Senhor dá para que alguém possa se redimir de um erro...). Contudo, se esse irmão ainda continuar com o mesmo pensamento, é importante ficarmos em oração e deixarmos que ele mesmo crie consciência de que aquilo que fez está errado.
    Aí vem uma questão interessante: como saber se o irmão está realmente errado naquilo que está fazendo??? Com certeza não devemos sair julgando a todos por aí, mas devemos estar sempre EM ORAÇÃO, só assim será fácil perceber uma atitude que não é de acordo com a vontade de Deus. Se não estivermos em oração, é melhor que nem tentemos corrigir ninguém, pois nossas palavras não serão as Palavras de Deus para esse irmão. Concluindo, nos versículos 18-20 estão alguns exemplos do grande Amor do Senhor, que alcança todos aqueles que o desejam, mostrando que quer sempre estar em sintonia conosco e estar em nosso meio sempre que precisarmos, não só para corrigir nosso irmão, mas também para vivermos bem nossa caminhada.


Que a Palavra do Senhor nos dê a força necessária para vivermos conforme os ensinamentos de Deus!!!


Por Emílio