segunda-feira, 25 de julho de 2011

Ensinamento da Palavra – Os dons do Espírito em favor do próximo


No último Domingo (dia 24 de Julho) podemos aprofundar um pouco mais numa belíssima leitura do Antigo Testamento, onde o Rei Salomão vem nos trazer um grande ensinamento. Essa leitura se encontra em I Re 3, 5. 7-12.

Depois de uma breve leitura, a exemplo de Salomão, peça ao Senhor que os dons do Espírito Santo venham auxiliar na compreensão daquilo que Ele quer dizer através dessa passagem, e a partir daí, deixe que o próprio Senhor te conduza durante a nossa reflexão.
Já no primeiro versículo, Salomão (que era o Rei de Israel na época, ou seja, era o responsável pelo povo escolhido) estava dormindo, então o Senhor apareceu em um sonho e disse algo bem interessante: “Pede-me o que queres que eu te dê...” E se o Senhor dissesse hoje a mesma coisa para nós, o que responderíamos??? Será que nossos pedidos iam conseguir atingir ao menos aqueles que nos rodeiam, ou serviriam apenas para nós???

No caso de Salomão, ele soube realmente o que deveria pedir, mesmo sendo ainda um adolescente, pois diante de todo o amor que ele tinha com aquele povo que o próprio Senhor havia confiado em suas mãos, eis o seu pedido: “Dai, pois, ao vosso servo um coração sábio, capaz de julgar o vosso povo e discernir entre o bem e o mal...” Então, assim como o Rei Salomão, possamos fazer esse pedido ao Senhor, que tenhamos um coração sábio, mas não para sair julgando os outros, pois isso não é necessário, mas que depois de discernir o caminho do bem e do mal, possamos ajudar aqueles que andam por caminhos tortuosos, e perseverar juntamente com aqueles que vivem no caminho da luz.

Sem dúvida alguma essa oração agradou muito o Senhor (versículo 10) e tamanha foi a sua alegria em saber que seu servo pedia algo para o povo e não somente para si, que Ele deu um coração sábio e inteligente ao Rei Salomão, mas não simplesmente deu esses dons, como também afirmou que a sabedoria e inteligência que Ele tinha dado a Salomão jamais tinham sido oferecidas a alguém, e nunca mais seriam vistos em ninguém. Imaginemos então como o Rei Salomão ajudou o povo escolhido, porque soube o que devia pedir e fazer. 
Que a exemplo dele, possamos também pedir os dons do Espírito Santo em toda a nossa vida, não simplesmente para que possamos viver melhor, mas para que nosso serviço seja feito da melhor forma possível.


Que a Palavra do Senhor nos torne sempre mais sábios e inteligentes!!!  










 Emílio
MPVN