segunda-feira, 19 de maio de 2014

A Síndrome de Herodes

    É bem verdade que "a fé entra pelos ouvidos", porém, se o coração não se abre, continuamos como meros espectadores e não nos deixamos transformar por aquilo que ouvimos. A Palavra de Deus, por si mesma, traz a graça de tocar e transformar nossas vidas, entretanto, somos nós que livremente acolhemos ou não sua ação em nossas vidas. A palavra desse mês está no Evangelho de São Marcos 6, 14-29. Leia atentamente, escute com os ouvidos e também acolha com o coração, medite sobre essa palavra e deixe que ela cresça dentro de você, para isso o silêncio e o recolhimento são o ambiente propício.
    O rei Herodes simplesmente ouviu falar de Jesus, parou naquilo que os outros diziam, e acabou tendo uma impressão errada de quem era Jesus. Isso porque se acostumou a ouvir apenas como um espectador, deixando que as palavras entrassem por um ouvido e saíssem pelo outro, como costumamos dizer! Herodes gostava de ouvir João Batista, ainda que ficasse desconcertado e embaraçado por causa de sua situação de vida errada. Todos nós queremos ouvir a verdade, ainda que ela revele nossas fragilidades, porém, ter a coragem de assumir e mudar de atitude e de vida é o grande desafio.
    A verdade sempre vai incomodar quem não quer mudar de vida! João Batista incomodava Herodes e Herodíades, que viviam em adultério. Porém ambos escolheram continuar errando e preferiram calar quem falava a verdade. Atitude covarde de quem tem medo de mudar e de se converter! Eu e você precisamos fazer uma escolha diferente! Não podemos ficar na postura medíocre de simples espectadores da Palavra de Deus, de quem ouve a Palavra, mas não vive aquilo que ouve. Nós precisamos ouvir a Palavra de Deus com o forte desejo de sermos transformados por aquilo que ouvimos. Certamente isso será exigente para todos nós, mas, sair da nossa zona de acomodação, é sempre necessário.
    Costumamos dizer que 'água parada cria bicho', e é verdade; quando um pouco de água fica empoçada por muito tempo, torna-se um ambiente pronto para o aparecimento de bicho e doenças. Aplicando isso na nossa vida, podemos dizer que, um cristão parado vira um bicho, ou seja, um cristãos que não se converte continuamente, que não rompe o vínculo cômodo do pecado e do vício, acaba se assemelhando a um animal, vive uma vida desfigurada, desumanizada. Foi o que aconteceu com Herodes que, recusando-se a deixar sua vida errada acabou por matar João Batista, resolvendo de forma covarde continuar errando e eliminar quem lhe mostrava a verdade.
    Jesus é a Verdade e essa verdade sempre vai nos provocar a tomar decisões e fazer escolhas. Ainda que sejamos incomodados pelo anúncio da verdade, nossa vida precisa ser por ela transformada, caso contrário, tornamo-nos semelhantes a Herodes, que preferiu eliminar João Batista a se arriscar a mudar de vida. Assim, renunciemos à Síndrome de Herodes, que apresenta resistência à verdade e fúria assassina, buscando resolver as situações eliminando todos que dizem a verdade que não queremos ouvir. "Conhecereis a verdade e ela vos libertará", deixe que essa Verdade transforme a sua vida.


Padre Fabrício (Comunidade Canção Nova)