segunda-feira, 19 de março de 2012

Ensinamento da Palavra – A História de um José

    Durante a nossa vida conhecemos algumas histórias de pessoas que nos servem de exemplo, pois mesmo em meio a tantas dificuldades que passam, não deixam de ter um sorriso no rosto e viver felizes porque sabem que o Senhor está com elas.
    Na nossa reflexão voltaremos ao início da Bíblia e perceberemos que por mias que o tempo afaste esse acontecimento, ele ainda é muito presente em nossa realidade. Por isso pegue sua Bíblia em Gn 37, 3-4. 12-13a. 17b-28 e vamos passear um pouco por essa história tão bela, pedindo ao Senhor que nos fale durante todo esse passeio.
    Já nos dois primeiros versículos podemos enxergar algo que é preciso uma luta constante para que não cometamos: o pecado da inveja. José era o filho mais amado por seu pai (por ser o filho de sua velhice) e seus irmãos não gostavam dessa situação de privilégio que ele tinha. Quantas vezes nós temos inveja de alguém por alguma coisa que ele consegue realizar bem ou até mesmo por um bem material daquela pessoa.
    Seus irmãos estavam apascentando os rebanhos do seu pai, então ele enviou José para que fosse ao encontro deles, e enquanto José se aproximava, seus irmãos já tramavam a sua morte. Algo interessante que acontece nesse momento é que mesmo que todos os irmãos quisessem matá-lo, havia um que ainda queria defender José e levá-lo de volta a casa de seu pai. Assim também acontece na nossa vida, por mais difícil que seja a situação que tenhamos que enfrentar pelo Senhor e “todos” estejam contra nós, Ele envia alguém para nos ajudar e nos livrar do mal.
    No final da nossa reflexão com a passagem, é interessante comentar que José ainda foi vendido como escravo pelos seus próprios irmãos e levado para o Egito. Imaginemos só o tamanho da tristeza dele nesse momento, sendo tratado dessa forma por pessoas tão próximas a ele. Mas ele não se deixou abater, e o mais importante, Deus estava com Ele e fazia com que tudo o que ele realizava prosperasse.
    E como ter a certeza de que tudo na vida de José dava certo??? Se tiver a curiosidade de continuar a leitura pelos capítulos seguintes, a história de José não termina por aí. Ele é vendido a um oficial egípcio do faraó e a partir daí continua sofrendo perseguições e é preso, mas o Senhor continuava com ele e até mesmo o chefe da prisão confiava completamente em José. Depois de certo tempo, José acabou ajudando o faraó, então foi liberto da prisão e se tornou o primeiro-ministro do Egito devido à confiança que o faraó depositou nele. Depois de tudo isso, Deus ainda realizou algo inesperado, fez com que os irmãos de José (os mesmos que o tinham vendido como escravo) fossem até o Egito, pois estavam passando necessidade e lá José os reconheceu, mas eles não o reconheceram de início. Nesse momento, José poderia se vingar de tudo que seus irmãos fizeram contra ele, mas entendeu que era a vontade do próprio Deus que isso acontecesse e acolheu-os consigo e ainda reencontrou seu pai antes que ele morresse.
    Que fique mais esse exemplo para nós, diante de tantos Josés, Marias, Anas, Joaquins que conhecemos, lembremos da história desse José, que tanto foi perseguido e sofreu, mas sempre buscou fazer a vontade de Deus na sua vida, e por isso prosperou, mesmo em meio a tantas dificuldades.

     Que a Palavra do Senhor seja sempre uma fonte de aprendizado para as nossas vidas!!!

Por Emílio Junior
Ministro da Pregação do Ministério de Pregação do Grupo de Oração Vida Nova