terça-feira, 17 de abril de 2012

Ensinamento da Palavra – Quando Jesus aparece nas nossas vidas

     Lendo esse título, a impressão que temos é que o tema principal desse ensinamento será a conversão, mas não é bem sobre isso que comentaremos. Não é do primeiro encontro que vamos falar hoje, mas sim das tantas vezes que Jesus aparece no nosso dia-a-dia e que às vezes demoramos a perceber sua presença.
     Para iniciarmos bem a reflexão, peço que faça uma simples oração, que suas palavras brotem do fundo do coração e que seu desejo de mergulhar na Palavra de Deus te impulsione a ir ao mais profundo do que Ele tem a te dizer. Então pegue sua Bíblia em Jo 21, 1-14 e leia a passagem iluminado pelo Espírito Santo.
     Primeiramente, Pedro resolve ir pescar e seus amigos decidem ir com ele. Até aí, nada fora do normal, eles eram pescadores e nada mais comum do que saírem para pescar. Mas quando se trata de Jesus e da Sua Palavra, aquilo que parece normal se torna extraordinário. Continuando, naquela noite eles não conseguiram pescar nada e Jesus aparece pela manhã e pede que eles joguem a rede do lado direito do barco para acharem algo. Podemos perceber duas coisas bem interessantes nesse pequeno trecho: mesmo pescando durante toda a noite e sem encontrar nada, quando chega a manhã Pedro e seus amigos ainda estão no mar tentando pescar. Quantas vezes nós mal jogamos nossas redes e já queremos que ela venha repleta de “peixes”, e quando ela vem vazia nossa atitude é reclamar do Senhor...a segunda situação que podemos perceber é que depois de tanto tentar e não encontrar nenhum peixe, Jesus diz para que os discípulos jogassem a rede novamente, e eles assim fazem. Só que nesse momento os discípulos ainda não haviam reconhecido o Senhor, ou seja, estavam fazendo o que um “estranho” tinha dito. Muitas são as vezes que deixamos de fazer algo por acreditar que aquilo que está em nosso coração não foi Ele que nos falou, pois ainda não conseguimos reconhecê-Lo de verdade na nossa vida.
     Só quando os discípulos puxam a rede repleta de peixes é que reconhecem que aquele que estava na praia e pediu que eles pescassem novamente era Jesus. Assim também somos nós, que muitas vezes só reconhecemos a presença de Jesus quando vemos suas obras claramente. Logo depois de reconhecer o Mestre, Pedro não pensa duas vezes, e se joga na água para ir ao encontro do Senhor, mesmo o barco estando perto da margem. Que belo exemplo de amor a Jesus!!!
    Logo que saíram da barca, tudo já estava preparado para que pudessem comer juntos alguns dos peixes que tinham pescado e durante esse tempo, nenhum dos discípulos questionou quem Ele era, pois tinham a certeza no coração de que era o próprio Jesus. Nesse trecho, já no final do versículo 11, temos uma informação muito importante: “Apesar de serem tantos (peixes), a rede não se rompeu.” É exatamente assim que acontece quando escutamos a Sua voz, nossa rede fica cheia e quando parece que ela irá se romper, percebemos que Ele mesmo não deixa que isso aconteça e nossa rede se torna maior e mais resistente.
     Encerrando, o último versículo pode parecer uma simples informação que serve apenas de conhecimento sobre aquele momento, mas analisando bem e tomando para nossa vida, podemos nos perguntar: Quantas vezes Jesus aparece nas nossas vidas das mais diversas formas, e ainda não percebemos a Sua presença no nosso dia-a-dia??? Que possamos pedir a Deus a graça de enxergá-Lo nas simples atividades do nosso cotidiano, para que assim possamos viver melhor e mais felizes.

Que a Palavra do Senhor nos ensine a perceber a ação de Deus em todos os momentos da nossa vida!!!

Por Emílio Junior
Ministro do Ministério de Pregação do Grupo de Oração Vida Nova