quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Intimidade com Deus: Um laço de Eterno Amor

Intimidade quer dizer aquilo que há de mais profundo no homem e em Deus. Está ligado ao "dar-se a conhecer profundamente". O próprio ser humano precisa querer dar-se a Deus no mais profundo de si (claro que Deus conhece o nosso íntimo), mas é buscar uma amizade profunda com Deus, a ponto dizer: "Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim...” (Gal 2,20).

Intimidade é estar dentro de, ou seja, estar íntimo com Deus é se comprometer a viver dentro Dele, vivendo segundo os seus planos e projetos em nossa vida. A unidade com o Senhor depende somente de você, como um Amor que anda de mãos dadas ao nosso lado, Ele anda conosco, se declara e nos mostrar preciosos gestos de amor.
Portanto, só se terá uma profunda intimidade com Deus por meio do Espírito Santo, pois só Ele pode nos levar a uma plena comunhão de alma com Deus. "A nós, porém, Deus o revelou pelo Espírito. Pois o Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as profundidades de Deus" (I Cor 2,10). O Espírito nos leva às profundezas de Deus, ou seja, à intimidade. Ele quem nos revela Deus.
Com razão, Santo Agostinho dizia: "Deus me é mais íntimo a mim do que eu mesmo". "Quem, pois, dentre os homens conhece o que é do homem, senão o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, o que está em Deus, ninguém o conhece senão o Espírito de Deus" (I Cor 2,11).
O Espírito nos leva à profundidade com Deus e, em Deus; o Senhor torna-Se nosso hóspede. Por isso, o Espírito é conhecido como "Doce Hóspede da Alma". Assim, pode até se dizer: Deus em nós, e nós em Deus, por meio do Espírito. Quando uma alma quer ser íntima de Deus, Ele se apropria dela, há uma afeição, um profundo amor. Deus é atraído, a ponto da pessoa tornar-se a CASA do Senhor e o canal é o Espírito Santo, aquele que cria a intimidade com Deus.
Ser íntimo do Senhor é apresentar-se ou estar diante Dele despojado de si mesmo; é desvelar-se, tirar as máscaras; esvaziar-se totalmente; apresentar-se como dependente unicamente Dele; sair da hipocrisia para a transparência; estar totalmente "nu" diante de Deus.
O viver submisso a Deus – caminho para uma profunda intimidade com Ele. Daí parte o ser dependente do Senhor. Assim a vida torna-se plena de sentido, quando nos rendemos ao Seu doce Amor e à ação do Espírito. A nossa maturidade espiritual só será plena, só chegará ao ápice, quando entendermos o que significa ser totalmente dependente de Deus.
A intimidade com o Senhor, com a Trindade, vai muito além de uma experiência mística, adoração, etc. É parte da morada de Deus. Por isso, quem é íntimo de Deus não fica preso a nada e nada lhe prende; experimenta a liberdade plena. Contudo, ser íntimo é ser livre diante da pessoa, sem medo ou constrangimento.
Agora venho lhe convidar a ter esta experiência de estar UM com o nosso melhor amigo (Deus), imagine ficar um dia se quer sem falar com a pessoa que mais você ama, agora coloque-se em Deus e não deixe de estar íntimo desta pessoa que tanto nos ama!!!
      No coração silencioso, a Palavra encontrará a terra fértil para germinar a semente de vida e esperança. Para ouvir e meditar a Palavra nós precisamos descobrir o valor do silêncio.
A palavra supõe diálogo! Não pode haver diálogo sem que uma das partes que dialoga esteja em silêncio. O diálogo se dá na alternância do silêncio. O silêncio é que dá sentido ao que falo. Eu mesmo só me entenderei quem sou e saberei como estou, experimentando o silêncio e ouvindo a Palavra. O barulho dispersa. Muita gente se sente infeliz porque, ainda não descobriu que precisa fazer a experiência do silêncio para encontrar respostas para a sua vida.
Pois bem, para conseguirmos valorizar a Palavra de Deus precisamos, primeiro, valorizar o silêncio. Nunca será tarde pararmos um pouco para considerarmos estas duas realidades: Palavra e Silêncio. Como manter o equilíbrio entre a expressão da alegria e da festa com a interiorizarão e a riqueza do silêncio?
Com toda a certeza não há contradição ou oposição entre a festa e a Palavra, entre a alegria e a Palavra. No entanto, há necessidade do silêncio para que a Palavra alcance o seu objetivo: a transformação, a vida nova! Bendita seja a Palavra que nos criou no silêncio quando "no princípio, Deus criou o céu e a terra. Bendita a Palavra que ecoa no silêncio de nosso coração..., do coração de nossa família, nossa Comunidade Eclesial. Sim, Palavra e Silêncio, mistério que nos renova e nos dá Vida !

Edla Tuane Andrade
Ministra de Pregação do Grupo de Oração Vida Nova

Um comentário:

  1. Nossa minha irmã uma verdadeira benção essa Postagem, peço a graça ao ES dessa intimidade profunda e tão verdadeira com nosso Senhor, que Ele me ensine a silenciar e a ter um intimidade profunda cada dia mais!

    Forte abraço
    Tamires

    ResponderExcluir