segunda-feira, 30 de abril de 2012

Ensinamento da Palavra – Seguindo os passos de Jesus



  Tantas vezes durante a nossa caminhada nos encontramos “perdidos”, sem saber por aonde ir, qual decisão tomar, então hoje uma dica muito importante é dada a cada um de nós para que caminhemos bem: é preciso seguir os passos de Jesus.
    Para sentirmos um exemplo concreto dessa realidade, peço que abra sua Bíblia em At 6, 8-15 e antes de fazer a leitura, peça ao Espírito Santo que te ilumine para que você possa enxergar o próprio Jesus através da história de Estêvão.
    Essa mesma passagem foi refletida na Liturgia da última segunda-feira e me chamava muito a atenção a homilia de Pe. Everton que comparava a vida de Estêvão à vida de Jesus, e é sobre essa visão que refletiremos nesse ensinamento.
    Estêvão foi escolhido diácono para ajudar no anúncio do Reino de Deus e lendo o versículo 8, já percebemos que ele fazia isso muito bem, pois grandes milagres e prodígios eram realizados pela graça de Deus através dele. Isso começou a causar inveja e disputa entre alguns judeus que queriam derrubar Estêvão, mas não conseguiam porque o Espírito Santo que o inspirava fazia com que ele fosse sempre firme naquilo que dizia e fazia. Será que já dá para notar alguma semelhança com uma história bem conhecida de todo cristão??? Mas antes de comentar, vamos continuar a passagem...
    A partir daí, esses mesmos judeus que queriam destruir Estêvão pagaram algumas pessoas para que elas mentissem em relação ao que ouviram ele falando, e a partir dessas mentiras, conseguiram levá-lo ao Grande Conselho. Agora fica impossível não se lembrar de toda a vida de Jesus, lendo a história de Estêvão, pois foi algo bem semelhante o que aconteceu a esse servo tão bom e fiel que doou sua vida para que a Boa-Nova alcançasse mais corações.
    Diante dessa história, uma lição muito importante deve ficar gravada no nosso coração, que é fazer com que nossa vida seja semelhante à vida de Cristo, semeando o amor e o bem em qualquer que seja o lugar ou situação em que estivermos sendo reflexo da presença do próprio Deus com a nossa vida, sendo justo e honesto em nossas atitudes. Com todas essas ações no mundo em que vivemos certamente perseguições e tribulações aparecerão, mas a graça de Deus é maior e nos ajuda a superar qualquer problema, basta querermos e ser perseverantes no caminho seguindo os passos do Mestre.
    Que assim como viram em Estêvão, quando olharem para nós possam enxergar também nosso rosto semelhante ao de um anjo, que nossa face seja a face do próprio Deus refletida, e que possamos cantar aquela bela música com muita verdade: “sou reflexo do Teu Amor, e espelho da Tua beleza Senhor...”

   Que a Palavra do Senhor nos faça verdadeiros imitadores do Mestre!!!


Emílio
Ministro de Pregação G.O. Vida Nova

Um comentário:

  1. Amém Emílio. Que Deus nos dê a graça de sermos reflexos do seu misericordioso amor.

    Nildo MR

    ResponderExcluir