quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ensinamento da Palavra – É preciso saber viver


   

É difícil ler o título da nossa reflexão de hoje e não se lembrar de uma das músicas mais tocadas na voz de Roberto Carlos. Com uma letra bem interessante, a música vem nos lembrar do modo como podemos fazer as escolhas em nossa vida e de que podemos sempre passar pelas tribulações durante nossa caminhada.
    Mas não refletiremos a letra da música em si, e sim uma passagem da Palavra de Deus que foi escrita por São Paulo aos Filipenses, no capítulo 4, versículos 12-14. 19-20, que nos traz um ensinamento semelhante ao da canção já citada. Antes de iniciar a leitura, peça ao Senhor que abra o seu coração para escutar tudo o que Ele tem a dizer através dessa reflexão.
    O Apóstolo já inicia o trecho da sua carta passando a experiência que ele já teve em viver na miséria e na abundância e diz que aprendeu a sobreviver em toda e qualquer situação que passou durante a vida. No versículo 13, ele nos dá a fórmula para viver em qualquer circunstância – agradável ou desagradável - que é acreditar que “Tudo posso naquele que me conforta”. Era exatamente isso que ele queria transmitir aos irmãos Filipenses, que eles confiassem em Deus, pois Ele tudo pode. Já no penúltimo versículo ele dá a certeza ao povo de que o Senhor iria ajudá-los em todas as suas necessidades. E não poderia terminar de outra forma, a não ser louvando ao Senhor por tudo aquilo que Ele é e sempre será.

    Diante dessa leitura, que possamos agora olhar para nosso interior e perceber em que momento(s) essa leitura se encaixa em nossas vidas.  

Será que sabemos realmente viver em todas as situações, seja na alegria ou nas tribulações??? 
 Ou somos os primeiros a colocar a culpa em Deus quando algo na nossa vida não está dando certo???  
Ou ainda se simplesmente as coisas não ocorrem do nosso jeito, ficamos com raiva e tristes pelo que aconteceu??? 
 Por que muitas vezes aumentamos o tamanho da dificuldade e logo desistimos de tentar ultrapassar as barreiras que surgem???  
Estamos acreditando realmente no poder de Deus e louvamos a Ele por isso, mesmo diante das tribulações??? 

Certamente essas perguntas nos fazem pensar sobre nossas atitudes durante a caminhada, então que possamos refleti-las por algum tempo em nosso coração e ter o desejo de mudar diante daquilo que permanece em nós, mas que não é da vontade de Deus.
    E lembremos sempre que quando estamos num momento de tribulação, o Senhor somente se esconde um pouco, para que possamos procurá-lo mais a fundo...mas Ele continua lá ao nosso lado, apenas quer ter uma aproximação maior conosco e fazer a nossa vida bem mais feliz.

    Que a Palavra do Senhor nos ensine a viver segundo a vontade do Pai!!!

Por Emílio

2 comentários:

  1. É Emílio, nosso Senhor é muito SÁBIO, Ele é muito dinâmico tbm, veja só o seu jeito todo especial até promove uma brincadeira de esconde, esconde. Nós precisamos somente proculá-Lo, e Ele se deixa encontrar. Grd abraço!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. é msm Magna...como é bom saber q Ele sempre se deixa encontrar!!! Abração!!!!

    ResponderExcluir