domingo, 24 de julho de 2011

MOMENTO FORMAÇÃO!!!!!!


CELIBATO CLERICAL
(CRIAÇÃO DE JESUS CRISTO OU DA IGREJA CATÓLICA?)



Allano Augusto, licenciado em História - UNIT
Membro do GO Vida Nova-RCC


O celibato vem do latim caelibatus que significa “não casado”. Embora na Igreja primitiva fosse permitido o matrimônio dos sacerdotes como vemos nesse trecho bíblico: “O bispo tem o dever de ser irrepreensível, casado uma só vez, (...) deve saber governar bem a sua casa, educar os seus filhos na obediência e na castidade. (...) Os diáconos não sejam casados senão uma vez, e saibam governar os filhos e a casa” (I Timóteo 3: 2; 4; 12). Mas, também havia sacerdotes que optaram pelo “não casamento”, como revela nesta citação cristã: “Aos solteiros e às viúvas, digo que lhes é bom se permanecerem assim, como eu. Mas, se não podem guardar a continência (celibato), casem-se. É melhor casar do que abrasar-se” ( I Cor 7, 8-9). Hoje, todo o clero católico é obrigado a observar o celibato.


Não devemos esquecer que o celibato é um dom de Deus. E foi o próprio Cristo que revelou esse Mistério Espiritual, quando Ele anunciou aos seus discípulos, dizendo: “Nem todos são capazes de compreender o sentido desta palavra, mas somente aqueles a quem foi dado. Porque há celibatários que o são desde o ventre de suas mães (homens infecundos), há celibatários tornados tais pelas mãos dos homens (homens castrados) e há celibatários que a si mesmos se fizeram celibatários por amor do Reino dos céus (homens solteiros). Quem puder compreender, compreenda” (Mt 19, 11-12).




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BÍBLIA DE JERUSALÉM. Nova edição, revista e ampliada. 2ª impressão. São Paulo: editora Paulinas, 2003.
BETTENCOURT, Estevão Tavares. Católicos Perguntam. 5ª Edição. São Paulo: o mensageiro de Santo Antonio, 1997.

4 comentários:

  1. Sábia escolha de formação; Quem tiver ouvidos ouça, olhos que veja; Que pena o mundo está surdo e cego, só não está mudo, pois não puderam cortar com faca outra faca bem afiada de dois gumes; é por isso que ele anuncia através de muitos "cegos e surdos espirituais", que castidade e celibato é apenas uma criação dos padres, é como sempre dizem, "Ah!!!!! "MININO" deixe de tolice, isso é coisa inventada pelos padres, transar todo mundo transa, então transe e se próstitua atééééé.........", o resto da frase eles nunca dizem, ou seja; Transem e se prostituam atééééé.......e pro inferno de cabeça pra baixo, conduzindo àquele(as) que atravéz da próstituição da carne lhe deu um prazer passageiro e momentâneo. Misericórdia Senhor, pelos que conhecem a verdade e não conseguem por em prática e por àqueles que nem se quer ouviram e viram a verdade, por falta de anúcio ou aceitação. O caminho estreito, poucos conhecem e tentam viver,o caminho largo quem ainda não conhece infeizmente quer conhecer.Graças a Deus que muitos conseguem se arrepender de ter vivido em mundo de próstituição, aceitaram o misericordioso Jesus Cristo e lutam pela castidade e mesmo que caiam reconhecem que somente com Jesus Cristo é possivel Atravéz do arrependimeto,alcansar Misericórdia, Perdão e Salvação.

    ResponderExcluir
  2. Só entende que tem experiência mística com o Senhor! Não é (ou pelo menos não deve ser) o fato de não ter relação sexual, mas é um entrega de toda a vontade e desejos ao Amado! É uma total submissão à vontade de Deus! Quanto mais nos esvaziamos das nossas vontades, mas nos achegamos a Deus, pois Ele tem mais acesso a nós!!!
    Ah! Esses mistérios Deus só revela aos pequeninos!
    Como é doce e suave os caminhos do Senhor! Feliz de quem sabe amar o sofrimento! Delícias do Amado...

    ResponderExcluir
  3. ♪Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus♪

    Nos entreguemos profundamente na experiência do amor de Deus!

    Gostei Allano,parabéns!

    Anselma

    ResponderExcluir
  4. Nem todos são capazes de compreender o sentido do celibato. Muito divina sua partilha meu irmão, que as pessoas possam se dedicar um pouquinho mais ao estudo dessa virtude pregada pela Igreja Católica.
    Parabéns grande homem de Deus.

    ResponderExcluir