segunda-feira, 30 de abril de 2012

Ensinamento da Palavra – Seguindo os passos de Jesus



  Tantas vezes durante a nossa caminhada nos encontramos “perdidos”, sem saber por aonde ir, qual decisão tomar, então hoje uma dica muito importante é dada a cada um de nós para que caminhemos bem: é preciso seguir os passos de Jesus.
    Para sentirmos um exemplo concreto dessa realidade, peço que abra sua Bíblia em At 6, 8-15 e antes de fazer a leitura, peça ao Espírito Santo que te ilumine para que você possa enxergar o próprio Jesus através da história de Estêvão.
    Essa mesma passagem foi refletida na Liturgia da última segunda-feira e me chamava muito a atenção a homilia de Pe. Everton que comparava a vida de Estêvão à vida de Jesus, e é sobre essa visão que refletiremos nesse ensinamento.
    Estêvão foi escolhido diácono para ajudar no anúncio do Reino de Deus e lendo o versículo 8, já percebemos que ele fazia isso muito bem, pois grandes milagres e prodígios eram realizados pela graça de Deus através dele. Isso começou a causar inveja e disputa entre alguns judeus que queriam derrubar Estêvão, mas não conseguiam porque o Espírito Santo que o inspirava fazia com que ele fosse sempre firme naquilo que dizia e fazia. Será que já dá para notar alguma semelhança com uma história bem conhecida de todo cristão??? Mas antes de comentar, vamos continuar a passagem...
    A partir daí, esses mesmos judeus que queriam destruir Estêvão pagaram algumas pessoas para que elas mentissem em relação ao que ouviram ele falando, e a partir dessas mentiras, conseguiram levá-lo ao Grande Conselho. Agora fica impossível não se lembrar de toda a vida de Jesus, lendo a história de Estêvão, pois foi algo bem semelhante o que aconteceu a esse servo tão bom e fiel que doou sua vida para que a Boa-Nova alcançasse mais corações.
    Diante dessa história, uma lição muito importante deve ficar gravada no nosso coração, que é fazer com que nossa vida seja semelhante à vida de Cristo, semeando o amor e o bem em qualquer que seja o lugar ou situação em que estivermos sendo reflexo da presença do próprio Deus com a nossa vida, sendo justo e honesto em nossas atitudes. Com todas essas ações no mundo em que vivemos certamente perseguições e tribulações aparecerão, mas a graça de Deus é maior e nos ajuda a superar qualquer problema, basta querermos e ser perseverantes no caminho seguindo os passos do Mestre.
    Que assim como viram em Estêvão, quando olharem para nós possam enxergar também nosso rosto semelhante ao de um anjo, que nossa face seja a face do próprio Deus refletida, e que possamos cantar aquela bela música com muita verdade: “sou reflexo do Teu Amor, e espelho da Tua beleza Senhor...”

   Que a Palavra do Senhor nos faça verdadeiros imitadores do Mestre!!!


Emílio
Ministro de Pregação G.O. Vida Nova

segunda-feira, 23 de abril de 2012

CHAMADO À CONVERSÃO: UM ATO DE AMOR


     Deus chama à conversão, porque ama, e quer ver o jovem num caminho sadio, onde possa realizar-se plenamente.
     Os jovens que já vivem em amizade com Jesus, a conversão significa menos deixar o erro, o pecado, a maldade, a futilidade, pois vivendo com Jesus, naturalmente ele aprendeu do mestre que todo pecado é um atraso de vida. Conversão significa mais “realizar progresso”, “melhorar a qualidade” em sua vida com Deus, consigo mesmo, com a família, no amor e no trabalho.
     Para os jovens que não tiveram ainda a graça da conversão inicial, isto é, que não tiveram um encontro pessoal com Jesus, a conversão quaresmal está na linha de Ezequiel: “Renunciai a todas as vossas faltas! Que não haja mais em vós o mal que vos faça cair. Repeli para longe de vós todas as vossas culpas”, como também na profecia do Eclesiástico: “abandona os teus pecados”. Ou de Oséias: “Volta ao Senhor teu Deus, porque foi teu pecado que te fez cair.
Sabemos, porém, que o jovem só consegue deixar o caminho errado quando encontra o verdadeiro. O caminho é Jesus.
     Em Deus, no amor do Pai celeste, na amizade salvadora de Jesus, e na luz santificadora do Espírito Santo é que o jovem encontra o verdadeiro caminho para viver uma vida digna, sábia, realizada e realizadora. É no amor de Deus que o jovem encontra a verdadeira hierarquia de valores para sua vida íntima, para seu relacionamento intersexual, para preparar um futuro familiar saudável, enfim, para viver com sabedoria.
     Jovem, Deus o ama muito! Ele deseja manter uma amizade profunda com você, exatamente porque isto é ótimo para você! Com Deus, a vida tem muito sentido.

Padre Alírio, scj 

Enviado por Tamires  Vieira
Coordenadora do Ministério de Pregação  do Grupo de Oração Vida Nova

terça-feira, 17 de abril de 2012

Ensinamento da Palavra – Quando Jesus aparece nas nossas vidas

     Lendo esse título, a impressão que temos é que o tema principal desse ensinamento será a conversão, mas não é bem sobre isso que comentaremos. Não é do primeiro encontro que vamos falar hoje, mas sim das tantas vezes que Jesus aparece no nosso dia-a-dia e que às vezes demoramos a perceber sua presença.
     Para iniciarmos bem a reflexão, peço que faça uma simples oração, que suas palavras brotem do fundo do coração e que seu desejo de mergulhar na Palavra de Deus te impulsione a ir ao mais profundo do que Ele tem a te dizer. Então pegue sua Bíblia em Jo 21, 1-14 e leia a passagem iluminado pelo Espírito Santo.
     Primeiramente, Pedro resolve ir pescar e seus amigos decidem ir com ele. Até aí, nada fora do normal, eles eram pescadores e nada mais comum do que saírem para pescar. Mas quando se trata de Jesus e da Sua Palavra, aquilo que parece normal se torna extraordinário. Continuando, naquela noite eles não conseguiram pescar nada e Jesus aparece pela manhã e pede que eles joguem a rede do lado direito do barco para acharem algo. Podemos perceber duas coisas bem interessantes nesse pequeno trecho: mesmo pescando durante toda a noite e sem encontrar nada, quando chega a manhã Pedro e seus amigos ainda estão no mar tentando pescar. Quantas vezes nós mal jogamos nossas redes e já queremos que ela venha repleta de “peixes”, e quando ela vem vazia nossa atitude é reclamar do Senhor...a segunda situação que podemos perceber é que depois de tanto tentar e não encontrar nenhum peixe, Jesus diz para que os discípulos jogassem a rede novamente, e eles assim fazem. Só que nesse momento os discípulos ainda não haviam reconhecido o Senhor, ou seja, estavam fazendo o que um “estranho” tinha dito. Muitas são as vezes que deixamos de fazer algo por acreditar que aquilo que está em nosso coração não foi Ele que nos falou, pois ainda não conseguimos reconhecê-Lo de verdade na nossa vida.
     Só quando os discípulos puxam a rede repleta de peixes é que reconhecem que aquele que estava na praia e pediu que eles pescassem novamente era Jesus. Assim também somos nós, que muitas vezes só reconhecemos a presença de Jesus quando vemos suas obras claramente. Logo depois de reconhecer o Mestre, Pedro não pensa duas vezes, e se joga na água para ir ao encontro do Senhor, mesmo o barco estando perto da margem. Que belo exemplo de amor a Jesus!!!
    Logo que saíram da barca, tudo já estava preparado para que pudessem comer juntos alguns dos peixes que tinham pescado e durante esse tempo, nenhum dos discípulos questionou quem Ele era, pois tinham a certeza no coração de que era o próprio Jesus. Nesse trecho, já no final do versículo 11, temos uma informação muito importante: “Apesar de serem tantos (peixes), a rede não se rompeu.” É exatamente assim que acontece quando escutamos a Sua voz, nossa rede fica cheia e quando parece que ela irá se romper, percebemos que Ele mesmo não deixa que isso aconteça e nossa rede se torna maior e mais resistente.
     Encerrando, o último versículo pode parecer uma simples informação que serve apenas de conhecimento sobre aquele momento, mas analisando bem e tomando para nossa vida, podemos nos perguntar: Quantas vezes Jesus aparece nas nossas vidas das mais diversas formas, e ainda não percebemos a Sua presença no nosso dia-a-dia??? Que possamos pedir a Deus a graça de enxergá-Lo nas simples atividades do nosso cotidiano, para que assim possamos viver melhor e mais felizes.

Que a Palavra do Senhor nos ensine a perceber a ação de Deus em todos os momentos da nossa vida!!!

Por Emílio Junior
Ministro do Ministério de Pregação do Grupo de Oração Vida Nova

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O sim a Deus



 Como responder com o amor ao Amor de Deus?

Na nossa mente se fixou a frase:
Não quem diz: Senhor, Senhor
entrará no Reino dos Céus,
mas aquele que faz a vontade do meu Pai… (Mt 7,21)
Portanto fazer a vontade de Deus é amar Deus.
Não significa resignação,
como muitas vezes se entende,
mas a maior aventura divina
que pode acontecer a uma pessoa:
a de seguir não a própria vontade mesquinha, não os próprios projetos limitados, mas Deus.
Realizar o desígnio que Ele tem para cada um de seus filhos:
um desígnio divino, inimaginável, riquíssimo.
A vontade de Deus é a pérola preciosa.
É a descoberta de um caminho de santidade feito para todos:
Todos a podem viver, em qualquer lugar, situação, vocação.
É o bilhete de ingresso das multidões à santidade.
(dos escritos de Chiara Lubich)
Postado por Grace Carvalho
Ministra do Ministério de Pregação do Grupo de Oração Vida Nova

Ensinamento da Palavra – As consequências do SIM a missão

     Lembrando o tema da última publicação no blog do nosso irmão Nildo e partindo desse mesmo texto, que traduz de uma forma muito profunda e verdadeira a realidade da nossa missão, o que tocou bastante o meu coração, vamos refletir agora sobre algumas consequências do nosso “sim” a missão que nos é confiada.
     A Palavra de Deus nos iluminará nessa reflexão, então pegue sua Bíblia em Jr 20, 7-13 e antes de começar a leitura da passagem, faça um breve momento de oração silenciosa pedindo ao Senhor a paz interior necessária para compreender o que Ele tem a dizer.
     O profeta já inicia a passagem dizendo que foi seduzido pelo Senhor, ou seja, Ele o cativou e o fascinou de tal forma que ele não teve outra ação que não fosse a de se deixar seduzir. Assim também acontece com cada um de nós quando conhecemos aquele verdadeiro Amor e nos deixamos ser conduzidos por ele. Mas já nesse versículo Jeremias diz que é alvo de zombaria por ter se deixado conduzir pelo Senhor, assim como devemos também ter a consciência na nossa vida de que o nosso “sim” pode fazer de nós objeto de chacota por parte de várias pessoas, mas o importante é que continuemos firmes no nosso propósito de anunciar o Reino de Deus em todos os lugares que Ele nos enviar.
    No versículo seguinte Jeremias continua mencionando aquilo que passa por causa da Palavra de Deus, e no versículo 9 algo interessante é dito, pois o profeta diz que depois de tanto escárnio, ele fez de tudo para não anunciar mais a Palavra de Deus e nem falar em seu nome, mas não conseguiu, não teve forças para lutar contra o “fogo devorador” que estava dentro dele e o fazia ser instrumento da vontade de Deus. Peçamos ao Senhor nesse momento que esse mesmo fogo abrasador nunca falte na nossa vida, para que sejamos verdadeiros reflexos da presença de Deus em qualquer circunstância.
     Continuando, o profeta prossegue comentando algumas consequências do seu chamado, chegando até a dizer que os que eram seus “amigos” agora tinham se voltado contra ele. Algo bem parecido acontece na nossa realidade, não acha??? Que possamos continuar sendo luz mesmo para aquelas pessoas que estão ao nosso lado, mas que não aceitam nossa decisão de vida. Já a partir do versículo 11, o profeta demonstra enorme confiança no Senhor e sabia que Ele faria justiça diante de todos os que o perseguiam. E encerremos cantando ao Senhor junto com Jeremias “porque salvou a vida do miserável das mãos do mau.”
     Essa passagem é muito mais ampla e traz vários outros ensinamentos, basta querer mergulhar em oração com o texto bíblico e perceber aquilo que Ele quer realizar na sua vida. Esteja com o coração aberto e acolha tudo o que o Senhor disser, será maravilhoso!!!

    Que a Palavra do Senhor nos dê a força e coragem necessárias para sermos autênticos anunciadores do Reino de Deus!!!



Por Emílio Junior
Ministro do Ministério de Pregação do Grupo de Oração Vida Nova