A descida do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, é intencionalmente descrita com os mesmos traços da teofania do Sinai (Ex 19-20). Modo aqui, indireto, de afirmar que o mistério do Espírito não é inferior, nem de natureza diferente, do mistério do próprio Deus. Idêntico mistério, idênticos efeitos: os presentes ficam “atônitos”, “estupefatos”, “cheios de espanto”. Antes de atribuir, explicitamente, ao Espírito as mesmas honras e a mesma absoluta soberania de Deus, a Escritura o fez deste modo indireto, mas talvez justamente por isso mais eficaz ainda.
O Espírito Santo é a única força verdadeira, o único poder real que sustenta a Igreja! Como o fiel cristão individual, a igreja não vive da própria força. A sua força não está nos “exércitos”, nem nos “carros e cavalos” ou em coisas como estas.
A força, o poder da Igreja também não está nos sábios raciocínios, inteligência, diplomacia, filosofia, direito canônico, organização. É do Espírito Santo, portanto, que a Igreja e todo evangelizador recebem o poder de convencer e converter, de penetrar o coração de uma cultura, e nela derrubar os baluartes que se levantam contra Cristo, induzindo os povos à obediência da fé. Por conseguinte, o ES é a fonte e o segredo da coragem e da audácia do fiel cristão.
O Espírito Santo é a força dos profetas, dos apóstolos e doa mártires. Não é, portanto, verdade que “coragem, ninguém pode se dar a si mesmo”. Ao menos no plano espiritual é possível “ter coragem”, porque o Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza” (Rm 8,26). E a própria fraqueza pode, aliás, ser ocasião privilegiada para fazer a experiência do poder do ES. Todas as coisas, na Igreja e no fiel cristão individual, ou ganham a força do ES ou são impotentes.
Formação
Colaborador
Saulo
G.O. Vida Nova
Segue mais uma vez a oração do Veni, Creator...para iluminar essa nossa semana!
VENI CREATOR
( Hino litúrgico do século IX)
Vem, Espírito Criador, visita o espírito dos que são teus.
Enche de graça e de esplendor os corações que tu mesmo criaste.
Nós te chamamos o Defensor, dom de Deus altíssimo.
fonte viva, fogo, amor e unção da graça.
Tu nos ofereces os sete dons, Tu és o dedo da mão de Deus,
a verídica promessa do Pai: Tu inspiras nossa voz.
Abrasa-nos em tua luz, enche nossos corações.
O que é fragilidade em nosso corpo revigora com teu vigor.
Afasta para longe de nós o inimigo. Desde agora dá-nos a paz.
Sê nosso guia no caminho para que possamos evitar todo mal.
Dá que conheçamos o Pai, revela-nos o filho,
Tu és o Espírito do Pai e do filho. Que sempre creiamos em Ti!
Paz e Bem!