sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ensinamento da Palavra – A Força da União

  
  Começo hoje nossa reflexão já com uma pergunta: você já percebeu o quanto é bonito ver pessoas unidas??? Já notou como qualquer um de nós fica mais feliz quando tem alguém por perto??? Seja em casa, com a família, no trabalho do dia-a-dia ou simplesmente com nossos amigos, tudo parece se tornar mais fácil quando alguém está do nosso lado para caminhar conosco, sofrendo e se alegrando junto de nós. Essa é a verdadeira força da união.
    E é exatamente sobre ela que vamos comentar hoje, através do trecho da carta de São Paulo aos Efésios (Ef 4, 1-7. 11-13). Diante desse tema tão importante para nós, que tentamos viver a santidade em nossas vidas, peça ao Senhor que nesse momento mostre a você o verdadeiro sentido da palavra UNIÃO e te ajude a carregar essa palavra gravada no seu coração.
    Já no começo da leitura, descobrimos que São Paulo faz uma exortação (advertência) ao povo de Deus em Éfeso, e mais uma coisa interessante a se perceber é que ele mesmo se coloca como prisioneiro pela causa do Senhor, mas com certeza não foi o Senhor que o aprisionou, e sim ele mesmo que amou tanto a vontade de Deus que se sentiu prisioneiro dela, pois não conseguia mais viver longe desse Amor...que fique esse exemplo belíssimo a ser seguido por nós.
    Seguindo com a leitura, nos próximos versículos São Paulo vem nos dar alguns auxílios para que possamos viver segundo a vontade de Deus, guiados pelo Espírito Santo, que é um só e habita no coração de todos. Sendo guiados por esse Único Espírito, certamente a unidade será vivida por todos os cristãos, pois como está nos versículos 4 e 5 – há UM só Senhor, hã UMA só fé, UM só batismo. Há UM só Deus... – então é exatamente por isso que devemos viver sempre a unidade, pois se Deus é um só, nós cristãos também temos que ser um, só assim será mais fácil caminharmos no caminho do Senhor e pensar de acordo com os pensamentos do Senhor, sem desviar a Sua vontade em nossa vida.

    Nos últimos versículos, o Apóstolo comenta sobre a diversidade de dons existentes entre os cristãos, pois cada um é chamado a uma tarefa diferente perante a construção do Reino, mas não é por causa desses diferentes chamados que podemos pensar que sempre haverá discordância de pensamento, pois essa diversidade de dons foi dada justamente para que um irmão complete o outro, e assim o Reino de Deus possa se propagar através dessa diversidade de dons que forma a unidade da Igreja. Um exemplo simples que ilustra bem essa situação: imagine se no nosso grupo de oração só existissem pregadores...a Palavra do Senhor seria transmitida, mas não da mesma forma que é transmitida com o belíssimo dom dos músicos e daqueles que conduzem a oração durante o grupo.
    Por esse motivo, que possamos unir nossos dons em favor do Reino de Deus nesse mundo tão carente de Amor.

Que a Palavra do Senhor nos una em um só coração e um só Espírito!!!
 
 
Por Emílio! 


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Palavra de Alegria!


Olá amigo e irmão, que quando online,  dá uma visitinha no Blog do nosso ministério de Pregação.
      Hoje vamos comentar um pouco sobre uma realidade que nós Cristãos sempre devemos está bem “ligados”, a fim de combater com muita fé, jejum, fidelidade e oração, os dados inflamados do Maligno, 24h por dia, sem cessar, sem descansar, busca lançar  tristeza, angustia, cansaço, falta de fé, ou seja: diversos males ao nosso coração, buscando cumprir seu maior objetivo: tornar-nos homens e mulheres frios, sem fé, com sentimentos de pervertidos ou de derrotados, desviando-nos dos caminhos de Senhor, qual nos conduz à Salvação.
      Para meditarmos melhor, vamos ouvir e assistir uma linda canção de Valmir Alencar; CELEBRAR A VITÓRIA, que vem nos mostrar o quanto o Tentador é sutil e só procura nos enganar; Ah!!!!!!!!!.... Amigos, Ele até pode ser sutil e enganador, Más Jesus é o Senhor e sempre está disposto a nos ajudar, pois em Cristo Jesus, somos mais que vitoriosos, e com certeza e muiiiiiiita fé, já podemos e devemos  CELEBRAR A VITÓRIA, desse Deus amado, que por nós morreu, más está vivo e Ressuscitado, sempre enviando forças aos seus filhinhos amados que buscam trilhar os caminhos teus.
      Então, abra o coração e preste atenção nesta canção muito ungida escrita, gravada e cantada em nome de Jesus para fortalecer e mostrar a realidade das tentações e o mais importante: a vitória de Jesus que regressando está para salvar os filhos de Deus.


 Por Nildo Martins!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ESCRITURA SAGRADA EM FORMA DE CORDEL




DOS MUITOS LIVROS QUE EXISTEM
DA BÍBLIA QUERO FALAR
POIS ELA REÚNE TUDO
QUE O HOMEM POSSA BUSCAR
PASSADO, PRESENTE E FUTURO
SEU CONTEÚDO É SEGURO
A HISTÓRIA PODE CONTAR.

ESCRITA POR HOMENS
PELA INSPIRAÇÃO DIVINA
LEVARAM 1300 ANOS
SEGUINDO A MESMA SINA
ELES NÃO SE CONHECERAM
EM OUTRAS ERAS VIVERAM
MAS A MENSAGEM É GENUÍNA.

É UMA ENCICLOPÉDIA
UM LIVRO EM 73
DIVIDIDA EM DUAS PARTES
ANTIGA E NOVA SE FEZ
CHAMADAS DE TESTAMENTOS
LUZ PRA TODOS OS MOMENTOS
RENOVA-SE A CADA VEZ.

A BÍBLIA É A VERDADE
ELA É JUSTA E ATUAL
REVELA O QUE ESTÁ OCULTO
DISCERNE O BEM E O MAL
É A PALAVRA DE DEUS
TRANSMITINDO AOS FILHOS SEUS
O ALIMENTO VITAL.


JÁ INSTRUIU PENSADORES
POETAS E ATÉ MESMO ATEUS
TEM PALAVRAS DE CONFORTO
PARA RICOS E PLEBEUS
TRANSFORMOU VIDAS SEM RUMO
PRA MUITOS SERVE DE PRUMO
POIS CONTÉM PODER DE DEUS.

ELA É LUZ PARA O CAMINHO
É LÂMPADA PARA OS PÉS
O MANUAL MAIS COMPLETO
SAÍDA PARA O REVÉS
O GUIA DO VIAJOR
PERFEITA FONTE DE AMOR
SUAS LETRAS SÃO FIÉIS.

É O LIVRO MAIS VENDIDO
MAIS LIDO, MAIS COMENTADO,
SOMENTE QUEM LÊ A BÍBLIA
TEM PRIVILÉGIO SAGRADO
DE ESTAR COM O AUTOR
BEM PERTINHO, DO SEU LADO.





Colaboração:
Magna Lima

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Ensinamento da Palavra – O Perdão


   
No último Domingo (dia 11/07) pudemos refletir durante a Santa Missa sobre uma das maiores graças que o Senhor dá a todos os cristãos: o perdão. Essa palavra em si já traz muito significado, mas Jesus Cristo, com sua infinita inteligência, vem nos contar uma história para ilustrar ainda mais a beleza de se perdoar.
    Essa belíssima passagem se encontra em Mt 18, 21-35. Diante dessa leitura, peça ao Senhor que fale ao seu coração em que lugar na sua vida é preciso que perdão aconteça e se deixe aprender com essa Infinita Misericórdia Divina.
    Já no começo do Evangelho, Pedro se aproxima do Senhor, querendo tirar uma dúvida que habitava no seu coração e pergunta quantas vezes deve perdoar alguém que erre contra ele, pensando que até 7 vezes era o necessário, pois sendo esse o número da perfeição, ele estaria sendo perfeito perdoando 7 vezes. Mas o Senhor o responde sabiamente: “não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” É óbvio que o Senhor não quis testar Pedro matematicamente nesse momento, para saber se ele era bom em multiplicação, mas a expressão ‘setenta vezes sete’ significa ‘sempre’. Ainda podemos lembrar de uma pequena semelhança com um ditado popular, pois quando alguém acaba exagerando em alguma situação, logo alguém diz: “também quando não é oito, é oitenta...”, então lembrando desse ditado ao ler essa resposta do Senhor a Pedro, fica fácil de entender que o Senhor quer que nós perdoemos exageradamente!!! Sem restrição, sem ressentimento, sem receio de nada, o importante é perdoar sempre!!!
    Continuando a leitura do Evangelho, vamos ver uma parábola que ilustra muito bem o porquê de nós perdoarmos sempre o nosso irmão. Na parábola, o servo devia 10000 talentos ao rei, o que equivale a mais ou menos 350 toneladas de ouro ou prata. Uma dívida um pouco grande, não acha??? E nós, que somos esse servo, somos perdoados de dívidas muito maiores todos os dias, basta apenas que nos arrependamos de coração dos nossos erros. Mas, ao contrário do que o Senhor faz conosco, perdoar o nosso irmão que nos deve apenas ‘100 denários’ (uma moeda que vale MUITO menos que os 10000 talentos) é uma tarefa bastante complicada. Que tal pensarmos um pouco sobre essa parábola que é bem real em nossas vidas e, no momento em que nosso coração endurecer para perdoar o nosso irmão que errou conosco, possamos lembrar dos nossos erros que o Senhor, de braços abertos, está pronto a perdoar. Se quisermos ser como Ele, que possamos tentar fazer um pouco daquilo que Ele faz por nós...
    Finalizando o Evangelho, o servo acabou sendo entregue aos torturadores para que pagasse sua antiga dívida, pois não foi capaz de perdoar seu companheiro. Que possamos pedir ao Senhor que nos ajude a ter um coração puro, sempre pronto a perdoar a todos aqueles que precisarem receber esse perdão.


Que a Palavra do Senhor nos ensine a amar e perdoar, assim como somos amados e perdoados pelo Pai!!!

Emílio